Eduardo Porto é único candidato inscrito à vaga aberta no TCE

Postulante ao cargo não terá oponentes e deve ser eleito por consenso

TCE - divulgação

A vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) aberta com a aposentadoria do conselheiro Carlos Porto será ocupada pelo advogado Eduardo Porto, filho do ex-conselheiro e sobrinho do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB). Eduardo foi o único inscrito ao cargo até às 18h desta quinta-feira (11), prazo dado pelo Regimento Interno da Casa. Ele não tem oponente.

Conseguiu ter seu requerimento subscrito por mais de 10 deputados e será sabatinado em reunião na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), presidida por Antônio Moraes (PSDB), na próxima terça-feira (16). No mesmo dia, após os integrantes da CCLJ votarem pela sua indicação, o nome sabatinado e aprovado, segue para apreciação soberana do plenário. 

Eduardo Porto precisa de pelo menos 25 votos para ser eleito - em votação secreta e por maioria absoluta - mas sua escolha tende a ser consenso no Poder Legislativo estadual, que tem 49 deputados. Sua indicação foi articulada pelo próprio presidente da Casa, Álvaro Porto, e os legisladores querem dar uma demonstração de unidade nesta votação. Álvaro tem sido visto como hábil articulador político e, na visão dos deputados, tem fortalecido a imagem da Assembleia. 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: atual prefeito tem 57% de aprovação no município
Pesquisa eleitoral

Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: atual prefeito tem 57% de aprovação no município

Newsletter