Eleição para nova Mesa Diretora da Alepe é convocada para esta sexta-feira (4)

Alepe - Foto: Rinaldo Marques/Alepe

Com os bastidores da disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa (Alepe) efervescendo, o presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP), marcou para esta sexta-feira (4) a eleição para a nova Mesa Diretora. A data foi publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial. O movimento pegou de surpresa parte dos legisladores, em especial, da oposição.

Pelo regimento da Casa, a eleição da Mesa Diretora pode ser convocada entre 1 de dezembro até fevereiro do ano correspondente ao próximo exercício. A decisão incendiou os bastidores da Casa. O deputado estadual Álvaro Porto, que colocou seu nome na disputa pela presidência da Casa, está reunido para avaliar o novo cenário. Membros da oposição estudam manobras para reverter o quadro, mas há pouca viabilidade para isso e a judicialização do pleito não teria muita chance de prosperar. 

Nas coxias, o movimento foi visto por parte dos parlamentares como uma tentativa de Eriberto Medeiros, que disputa à reeleição, de se antecipar ao surgimento de movimentos rebeldes no Legislativo e evitar que a disputa ganhe intensidade maior. Haveria uma precaução com uma possível exposição da Casa e acirramento dos ânimos internos. 

Ontem, durante reunião da bancada estadual do PP com o presidente do partido, deputado federal Eduardo da Fonte, o nome de Eriberto foi indicado para a reeleição do cargo de presidente da Alepe; e o do deputado estadual Cleiton Collins para a segunda secretaria, que hoje é ocupada pelo deputado Claudiano Martins Filho. Também ontem ocorreu uma reunião com a bancada da Oposição.
 
Também há uma expectativa judicial sobre a disputa. Amanhã, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga a possibilidade de mudar as eleições nas Assembleias Legislativas e do Congresso Nacional, o que pode alterar o movimento dos deputados pernambucanos.

Veja também

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa
RELIGIÃO

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa

Pernambuco abre seleção com 45 vagas para médicos e técnicos de farmácia
SELEÇÃO

Pernambuco abre seleção com 45 vagas para médicos e técnicos de farmácia

Newsletter