Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Eleições Recife 2024: João Campos propõe plataforma para distribuição de remédios

Candidato à reeleição quer ferramenta integrada aos estoques das farmácias municipais

João Campos (PSB) quer implantar ferramenta digital para distribuição de medicamentos no RecifeJoão Campos (PSB) quer implantar ferramenta digital para distribuição de medicamentos no Recife - Divulgação

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), apresentou a proposta de criação do Conecta Medicamentos. A ferramenta tecnológica serviria para que a população pudesse consultar a disponibilidade e agendar a retirada de remédios na rede municipal de saúde.

A ideia do socialista é que a função seja adicionada ao já existente Conecta Recife, aplicativo e site que concentra o acesso a vários serviços da Prefeitura do Recife. A nova ferramenta seria integrada aos estoques das mais de 150 farmácias da rede de saúde do Recife. 

A medida tem o objetivo de otimizar o tempo e os deslocamentos dos usuários, que poderão optar pelo dia, horário e local mais próximo de seus domicílios, assim como ocorreu durante o processo de vacinação contra a Covid-19.

João Campos apresentou a ideia durante uma sabatina realizada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas de Pernambuco (Sindhospe). No encontro, o prefeito detalhou a proposta de implementação da proposta.

“O cidadão vai poder solicitar a disponibilidade do medicamento que precisa, escolhendo em qual farmácia ele vai estar disponível, para poder retirar mediante agendamento. O cidadão vai ver onde está disponível e agendar para retirar, sabendo que, quando chegar o medicamento, vai estar separado de forma adequada”, explicou João Campos.

Campos aproveitou a ocasião para reforçar as propostas para a saúde, caso ganhe um novo mandato à frente da Prefeitura. Nessa lista, está a implantação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), com previsão de viabilizar 350 mil exames por ano na rede.

O programa Ultrassom Mais Perto foi outra proposta destacada pelo gestor, e terá o objetivo de disponibilizar até quatro mil exames mensais de ultrassonografia, eletrocardiograma e retinografia de forma descentralizada e mais próxima dos domicílios dos pacientes, reforçando os serviços das Unidades de Saúde da Família Mais (USF+).

Por fim, o prefeito reforçou o interesse de continuar estreitando parcerias com as entidades de saúde, a exemplo do que ocorreu nos mutirões de cirurgias e exames do Recife Cuida, que tiveram R$ 51 milhões em investimentos públicos para garantir a realização de mais de 100 mil procedimentos.

“Fizemos uma parceria muito importante com as entidades privadas de saúde do município. Conseguimos investir mais de R$ 50 milhões em mutirões de cirurgias e exames, zerando filas históricas, e a gente vai dar, sim, continuidade a essas ações, com foco no cidadão. Agilizar os procedimentos de exames, consultas e cirurgias é fundamental, e o município vai continuar a fazer mais”, afirmou.

Veja também

Newsletter