Em live, PT oficializa candidatura de Marília Arraes no Recife

Marília Arraes e o vice, João Arnaldo - Ricardo Labastier/Divulgação

A candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT) no Recife foi oficializada, nesta quarta-feira (16), em uma live que marcou a convenção do PT para as eleições 2020 da capital pernambucana. O evento ocorre um dia após a indicação do advogado João Arnaldo para a vice da chapa petista. A escolha foi firmada em reunião com cerca de três horas de duração na noite desta terça-feira (15) - uma decisão que gerou divisão interna no PSOL. 

Abrindo a live, um vídeo onde Marília se coloca como mãe e mulher, apontando a necessidade de uma liderança capaz de resolver os problemas do Recife. "Nós, mulheres mães, sabemos o quanto a sociedade nos cobra e o quanto temos que servir de exemplo. Quem é do Recife sabe que nós precisamos resolver problemas urgentes. O que precisamos é de uma verdadeira liderança", disse a candidata, no vídeo de campanha.

Em seguida, um breve depoimento de cada um dos candidatos a vereador dos partidos da base aliada da petista (PSOL, PMB e PTC). A convenção também ganhou o apoio de representantes dos vários segmentos da classe artística da cidade. Entre os quadros do PT, destaque para alguns nomes cohecidos do PT como o ex-deputado federal Fernando Ferro, que decidiu disputar a vereança, o ex-vereador Jurandir Liberal, que tenta voltar à Câmara dos Vereadores e João da Costa, ex-prefeito do Recife, que tenta a reeleição do mandato de vereador. 

Deputados federais de outros estados, colegas de Marília na Câmara dos Deputados, também declararam apoio à petista, a exemplo de Glauber Braga (PSOL). "O que acontecer em Recife vai ter uma importância muito grande para todo o Nordeste e para o Brasil. E tenho certeza de que a caminhada que vocês estão inicando hoje será vitoriosa", disse o psolista.

O deputado federal Macelo Freixo (PSOL-RJ) também registrou apoio. "É com muito prazer que eu gravo esse vídeo de apoio. Minha amiga, você vai fazer falta em Brasília, mas seu lugar é junto com o PT e o PSOL nessa aliança. A gente precisa ter cidades mais fortes", destacou. Candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos também deixou sua mensagem de apoio. "Vamos fazer história, vamos para ganhar e o Recife vai ser governado pela esquerda", frisou. A live também contou com um depoimento de Frei Beto, que apoiou a candidatura. "Manifesto, aqui, meu apoio a Marília Arraes. Vamos elegê-la prefeita do Recife. O Recife merece uma prefeita com as qualidades que Marília reúne e merece uma prefeita mulher", declarou.

O presidente do PT no Recife, Cirilo Mota, que integra a ala do partido que era a favor da manutenção da aliança com o PSB e contra a candidatura própria, gravou depoimento em apoio à Marília. Ironia do destino ou não, o vídeo do dirigente precisou ser passado várias vezes por conta de problemas técnicos. Ele exaltou os governos de Lula e Dilma e colocou seu apoio à petista para continuar esse legado no Recife. "Nessas eleições, apresentamos a candidatura da deputada Marília Arraes, que tem a missão de continuar essa contrução junto com o povo. Para isso contamos com sua ajuda", disse. 

Doriel Barros, presidente estadual do PT, que também defendia a aliança com o PSB e era contrário à candidatura de Marília, deixou se mensagem na convenção. "Tenho absoluta certeza de que vamos construir uma campanha organizada e bonita, como diz o presidente Lula, nosso povo precisa voltar a sonhar e para isso precisamos de todos e da militância de cada um de vocês", comentou.

Outros nomes como o da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), também figuraram na live. O presidente do PSOL em Pernambuco, Severino Alves, antes cotado para ser vice na chapa, também deixou seu recado. "Não tenho dúvida que a aliança terá a capacidade de reencantar a nossa cidade e reconstruir novos rumos", comentou.

No final da Convenção, mensagens da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, da ex-presidente Dilma Rousseff, do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e do ex-presidente Lula. A live reservou ainda surpresas como o depoimento do cantor Chico Buarque.

Confira:
https://www.folhape.com.br/colunistas/post-preview/apos-mensagens-de-gleisi-dilma-haddad-e-lula-marilia-discursa/20366/