Em Nova Descoberta, Mendonça Filho diz que, se eleito, ensino em tempo integral será uma de suas prioridades na Prefeitura do Recife

Guga Matos

O candidato a prefeito do Recife pelo Democratas (DEM), Mendonça Filho, garantiu neste domingo (20) que o ensino em tempo integral será uma de suas prioridades, se eleito para assumir a gestão da Prefeitura do Recife (PCR), a partir de 2021. Durante agenda de campanha na comunidades Alto do Rosário e Vila Boa Vista, ambas em Nova Descoberta, um dos bairros mais populosos da Zona Norte da capital pernambucana, ele ouviu de jovens estudantes pedidos de políticas educacionais que melhorem a oferta e qualidade do ensino público. 

Na comunidade Vila Boa Vista, o estudante Renan Victor Andrade, 17 anos, conversou com Mendonça Filho sobre as carências enfrentadas por ele e os amigos no acesso a uma educação eficiente. Ele também trabalha em uma empresa como assistente administrativo e desenvolve um trabalho social com a juventude do local. Sentados em uma escadaria, o jovem quis saber do candidato quais políticas públicas de educação ele pretende desenvolver, já que afirmou ter acompanhado a gestão do candidato no Ministério da Educação (MEC). 

Atento ao apelo, Mendonça Filho relembrou ao estudante o legado que deixou quando comandou o MEC e garantiu que a educação dos jovens sempre será um dos principais eixos de sua gestão. “No MEC, fortalecemos o ensino público com muitas ações e projetos, como a Política de Educação Conectada e o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O meu compromisso é cada vez mais continuar investindo em educação de qualidade para que os jovens das comunidades carentes do Recife tenham oportunidades no mercado de trabalho e um futuro melhor”, afirmou Mendonça Filho.

As queixas dos moradores se estenderam a outros temas, como melhoria do sistema de saúde, cujo posto de atendimento mais próximo frequentemente está fechado por falta de médicos e assistentes, limpeza do canal para o escoamento do esgoto, pavimentação de ruas importantes que ligam a localidade à principal via de acesso a Nova Descoberta. Além disso, a falta de escadarias e muros de contenção, bem como o esgoto a céu aberto e habitações em situação de risco também foram abordados durante a agenda.  

Caminhando entre os morros da comunidade Vila Boa Vista, Mendonça Filho conversou com vários moradores cujas casas ficam próximas a ncostas. “Vamos trabalhar para resolver a questão da regularização dos terrenos, concedendo a propriedade às pessoas, e cuidar da legalização dos imóveis, para criar projetos estruturais que garantam a segurança dessas áreas de risco”, disse Mendonça Filho.