Em sabatina, Charbel promete reduzir a carga tributária e custo da máquina pública

Divulgação

O prefeiturável do Partido Novo no Recife, Procurador Charbel, participou da roda de diálogos promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco na manhã desta segunda-feira (19), na sede da Fiepe, em Santo Amaro. Entre outros temas, o conservador respondeu a perguntas de empresários sobre meio ambiente, saúde, educação, iluminação pública e negócios. 

Um dos principais pontos abordados por Charbel no encontro foi a necessidade de desburocratizar a vida do empreendedor no Recife, valorizar o empresário, com redução de impostos e melhora na carga tributária. Uma das principais bandeiras do seu partido, o Novo, é a liberdade econômica. Essa atitude, consequentemente, vai gerar mais empregos.

“Primeiro temos que valorizar quem empreende e gera recursos para a cidade. Não é interessante para o empreendedor produzir e entregar metade para o governo. Sendo assim, é melhor ficar em casa. Então, para facilitar o ambiente de negócios, é preciso diminuir a carga tributária, apoiar a reforma tributária. Na Prefeitura, vamos reduzir o custo da máquina, informatizar o serviço, torná-lo digital, fazendo com que fique mais barato para o cidadão. Existem hoje cerca de 40 mil servidores. Precisamos reduzir essa quantidade, pois não há estrutura que aguente. Nosso partido está lutando para que a máquina seja mais leve, racional e eficiente”, explicou Charbel.

Confira outros pontos defendidos por Charbel no encontro da Fiepe:

Meio ambiente

“A questão ambiental no Brasil nunca foi tratada de maneira urbana. O meio ambiente no país sempre focou apenas florestas e áreas rurais, mas a parte urbana, representando a parte que mais afeta a população, não é tratada. A questão do meio ambiente será conduzida junto com o saneamento básico. O município é o maior poluidor aqui no Recife por omissão, que não cuida e nem melhora a coleta no saneamento básico. Nós vamos implantar o novo marco do saneamento já no próximo ano, vamos contratar uma nova empresa. Podendo concorrer empresas públicas ou privadas, até mesmo a Compesa. Mas vai ganhar aquela que se comprometer com as metas e com recursos”.

Educação

“A educação no Recife é lamentável. Não tem como melhorar o ambiente de negócios na cidade se não melhorarmos a capacitação, pois é isso que atrai empresas. Algumas empresas vieram para o Porto Digital por causa da mão-de-obra altamente qualificada que oferecemos em tecnologia. A minha proposta é a educação de base melhorando a qualidade. Primeiro, por meio de uma forma rápida e duradoura, que é o pagamento de mensalidade de crianças carentes na rede privada. Recife gasta R$ 900,00 por aluno. Eu consigo, com menos do que isso, colocar um aluno na rede privada. Outra questão são as escolas da rede pública. Vamos transformá-las em ensino integral. A gestão das escolas públicas será feita por gestores qualificados, através de parcerias com instituições da rede privada de ensino.”

Saúde

“Nós vamos oferecer saúde profissional e mais eficiente. As pessoas precisam sair de madrugada, para estar às 4h da manhã em uma fila para conseguir vaga. A minha proposta é colocar as marcações online e fazer atendimento, também, através da rede privada de saúde”.

Iluminação

“A iluminação pública passou para a competência dos prefeitos, mas a gestão é péssima e precária. A gente pode dispor de tecnologia que está ajudando a iluminação pública no mundo todo. Não sei por que não funciona aqui. A iluminação pública precisa ser feita por uma empresa capacitada e privada. Já vi uma iniciativa que assume a gestão da iluminação pública, que é remunerada apenas pela contribuição de iluminação pública que já é paga pela população junto com a conta de energia. Assim o gasto fica com a empresa, que utiliza seus funcionários para a manutenção. O compromisso da empresa é colocar lâmpadas que custam menos e iluminam mais. A iluminação é importante, pois reduz a criminalidade. Essas empresas têm metas para trocar as lâmpadas. Se demorar, é multa”.

Veja também

TSE faz testes preparatórios para segundo turno das eleições
eleições

TSE faz testes preparatórios para segundo turno das eleições

Bárbara Paz retrata em 'Babenco' o artista e o homem na intimidade
cinema

Bárbara Paz retrata em 'Babenco' o artista e o homem na intimidade