Ex-presidente da OAB-PE lança livro sobre advocacia e democracia
Obra traz coletânea de textos que marcaram gestão de Fernando Ribeiro Lins
O advogado Fernando Ribeiro Lins, que presidiu a OAB Pernambuco entre 2022 e 2024, lançará seu livro "Crônicas em Defesa da Advocacia e da Democracia", nesta quinta-feira (28), às 17h30, no Foyer da OAB-PE, no Recife. No mesmo dia, às 17h, a fotografia de Lins será incluída na Galeria de Ex-Presidentes da entidade.
Publicada pela Editora Thoth, o livro é uma coletânea de artigos, textos e reflexões sobre temas jurídicos, institucionais e sociais que marcaram a gestão de Lins. A obra possui a apresentação do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e prefácio da atual presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella. O jornalista Laurindo Ferreira, diretor de jornalismo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, assina o prelúdio.
“A advocacia vive um momento complexo, em que garantir direitos e proteger a democracia exige, muitas vezes, resistir ao retrocesso e reafirmar princípios constitucionais. Esta obra reúne reflexões de quem esteve na linha de frente dessas lutas — não como voz isolada, mas como parte de uma instituição que acredita no Direito como instrumento de transformação social”, afirma o autor.
O autor
Fernando Jardim Ribeiro Lins é advogado nas áreas de Direito Civil, Comercial e Tributário. Formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele também foi presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE). Atualmente, é conselheiro federal da OAB por Pernambuco (triênio 2025–2027).



