Executiva Nacional do PT indica nome de Vivian Farias para vice de João Paulo em Olinda

Divulgação

Após o impasse interno do PT para indicar o seu companheiro de chapa na disputa pela Prefeitura de Olinda, o deputado estadual e prefeiturável João Paulo (PCdoB), finalmente, terá uma vice para chamar de sua. Por unanimidade, a Executiva nacional do PT indicou o nome da vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, Vivian Farias, para o posto.

Após ter seu nome oficializado na disputa pela Prefeitura de Olinda na última quarta-feira (18), a ata da convenção do prefeiturável da Marim dos Caetés no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foi registrada sem o nome do companheiro de chapa da coligação, mas ficou acertado que o indicado seria do Partido dos Trabalhadores (PT). Desde então, uma articulação envolvendo lideranças nacionais da legenda entrou no radar para adiantar a definição. 

A executiva municipal da sigla deliberou na última terça-feira (15) pelo nome do presidente municipal do PT, Lulinha, mas a escolha provocou rachaduras internas. Lideranças da sigla questionam que o dirigente não teria apoiado desde o início a aliança com João Paulo, o que levou a comparações com a indicação do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) para a vice de João Campos no Recife, que acabou não vingando após intervenção nacional. 

O nome de Vivian atende a preferência do PCdoB de contar com uma mulher e com o perfil mais jovem na chapa, que pudesse agregar com a experiência do ex-gestor recifense. Além disso, a petista possui a confiança de João Paulo, já que ela trabalhou com o ex-prefeito, quando ele ainda era filiado ao PT.

Confira a resolução da nacional do PT sobre a tática eleitoral na cidade: