Folha de Pernambuco é homenageada na Câmara dos Deputados, em Brasília

Jornal completou 25 anos de atividades no dia 3 de abril deste ano

Bruno Spada/Câmara dos Deputadas

A Folha de Pernambuco, que completou 25 de atividades este ano, fohomenageada, na manhã desta quarta-feira (14),  pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O autor do requerimento é o deputado federal Augusto Coutinho. Esta é a terceira homenagem que o jornal recebe das casas legislativas pelo aniversário. A primeira foi na Câmara Municipal do Recife, proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB); a segunda, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com requerimento do deputado Sileno Guedes (PSB).

Do jornal estiveram presentes a homenagem, o presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco,  Eduardo de Queiroz Monteiro; o diretor executivo Paulo Pugliesi, a diretora administrativa Mariana Costa, a editora-chefe Leusa Santos; o diretor do Grupo EQM, Domingos Azevedo, e a colunista Betânia Santana.

O deputado federal Luciano Bivar (UB-PE) presidiu a mesa, que foi composta pelo deputado Augusto Coutinho, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro; o diretor executivo da Folha, Paulo Pugliesi; a diretora administrativa da Folha, Mariana Costa; a editora chefe da Folha, Leusa Santos. O evento contou com empresários e políticos de Pernambuco, como o presidente do Sindaçucar, Renato Cunha; o prefeito do Recife, João Campos, além de senadores, deputados estaduais e vereadores.  

Luciano Bivar disse que hoje é um dia de muita felicidade para ele. "Quando se fala em opinião, se fala em liberdade de expressão, que é fundamental na democracia. Liberdade de expressão e democracia nutrem-se mutuamente. Temos que ter diversidade de opinião e de meio de expressão. A Folha em sintonia com os leitores priorizou a cobertura policial e da Alepe. A conjunção dessas pautas reduziu os indíces de criminalidade no estado. Isso mostra a importância da Folha do ponto de vista intelectual e político", disse Luciano Bivar. 

"A folha trouxe várias inovações editorais como formato compacto. Seu conteúdo é diariamente adapatado as outras mídias. A conquista do sucesso percorreu o dificil caminho de adequação aos novos tempos e tecnologia", pontuou.

Segundo deputado, o grande diferencial da Folha é a qualidade, a pluralidade, independência e a credibilidade. "Isso faz da Folha parte indissoviavel da opinião pernambucana", acrescentou. O deputado também destacou o papel relevante o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, no sucesso alcançado pelo jornal.

Depois do discurso de abertura de Bivar, os presentes estão assistindo um vídeo institucional do jornal.

Assista na íntegra à sessão em homenagem aos 25 anos da Folha:

O deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), autor do requerimento, disse que é com muita alegria que comeora o primeiro quarto de século do jornal. "Criado a partir da visão inovadora de Eduardo Queiroz Monteiro, que abriu uma terceira via no mercado de comunicação do estado, quando se pensava que não existia espaço para um novo veículo", disse. Segundo Coutinho, a Folha nasceu com um desafio de levar o hábito da leitura a um numero maior de pernambucanos. O deputado relembrou a primeira manchete do jornal.

O deputado relembrou as inovações do jornal, ao longo dos anos. "O grupo ganhou  o refroço do portal e de rádio, constituindo um complexo de comunicação. Em 2013, o jornal emcampou uma reformução da linha editoral, tornado ainda mais completo, mantendo o foco na prestação de serviços. Quatro depois, foi a pioneira no estado ao adotar o formato berliner, ideial para uma leitura agradável e mais eficiente em trermos economicos e ambientais", lembrou. Ressaltou também a forte presença da Folha em todas as mídias sociais. "Como Eduardo ressalta, o futuro é sempre agora. Vida longa à Folha", finalizou.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB-PE), falou da alegria de estar na Câmara saudando Eduardo de Queiroz Monteiro. "Queria dizer que um motivo de emoção estar aqui. Fui deputado e agora prefeito e é a primeira vez que volto a esta tribuna. Nada na vida é por acaso. Estar de volta para fazer uma justa homenagem a um veículo de comunicação como a Folha. "Nossa relação é uma relação que antecede. Começou com meu pai", disse.

Para o prefeito, rodar um veiculo impresso, ter um portal, engajamento nas redes sociais e um corpo de profissionais competentes é uma tarefa quase que heróica fazer isso mantendo a qualidade. "A gente fica muito feliz de contar com esse encontro de hoje. Que venham mais muitos e muitos anos. Que a gente possa ter o fortalecimento da imprensa, que seja mais fortalecida. Que a gente possa ver Brasil afora muitas folhas cumprindo essa missão' acrescentou. 

O presidente do Grupo EQM, do qual a Folha faz parte, Eduardo de Queiroz Monteiro, ressaltou a importância dos dois concorrentes da folha no Estado, O Diario de Pernambuco e o Jornal do Commercio, que são centenários, e que é uma honra para a Folha merecer essa homenagem. Ressaltou, também, a importância do ministro José Múcio, que estava à mesa, no cenário político nacional. "José Múcio presta um grande serviço à Pátria. Saiu do seu conforto e apenas e tão somente presta esse serviço extraordinário. Obrigado pelo que você tem feito pelo País", disse.  Detacou a presença do prefeito e a relação de respeito e carinho que teve Eduardo Campos, pai dele. "Sua presença aqui ,João, também é a presença de Eduardo", disse. 

O presidente ressaltou a importância da equipe no sucesso do jornal. "Antes de falar na folha que fazer algumas referências, os jornalistas como Leusa, Magno Martins e tantos outros. Agradecer de maneira valorosa do meu setor sucroalcooleiro. Eu vejo Mário Campos, André Rocha, Renato cunha, Pedro Robério, Roberto Hoanda, Estou honrado com a presença desses bravos companheiros".

Registrou também presença do setor de fornecedores de cana,  como Alexandre de Andrade Lima e José Inácio, que representa do Nordeste. Também as lideranças sindicais e de diversos poíticos, como Dueire, Fernando Bezerra Coelho, Fernando Filho, o melhor ministro das MInias Energias, segundo ele. Senador José Jorge, Teresa Leitão, Eduardo da Fonte, o presidente do porto do Recife, Delmiro Gouveia,  Mauricio Hans, o deputado Tulio Gadelha, a ministra Luciana Santos, o senador Silvio Costa, Liana Ventura, representando a Fundação Altino Ventura. 

"Preciso dizer que essa Folha nasceu de forma inusitada. A leitura era elitista. A folha entrou com uma proposta popular, com preço de capa baixo. Um jornal com perfil popular, com o tempo as circunstancias foi nos levando para o formador de opinião. Aí fomso ganhanhdo um mercado que não era nosso mercado original", disse. Lembrou da fundação do jornal e se emocionou ao falar do pai, que era o dono do imóvel. Lembrou também das restaurações que foram feitas na estrutura do prédio para suportar a rotativa do jornal. 

Ao longo do discurso, o presidente do grupo EQM relatou as dificuldades que enfrentou no início do jornal. "No mundo das redes sociais e das fake news, o jornal tem um papel muito importante. Tem sido um desafio cotidiano, mas estou motivado a continuar essa luta", garantiu. 

"O jornal tem que permitir que todas as forças se represente no jornal. Não podemos de dar essa pluralidade. Eu talvez seja a pessoa menos importante do jornal, eu não vivo o jornal diariamente, mas quer dizer que há todo mundo em torno do jornal torcendo para que esse veículo resista, sobreviva, seja um trincheira importante das defesas das melhores causas de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil. Quero agradecer penhoradamente essa homenagem que recebo hoje. É uma homenagem a uma veiculo, a uma ação coletiva. Voltamos reenergizados, mais fortalecidom com essa homenagem. Ela é talvez a coisa mais importantes que já recebemos no 25º ano da Folha", disse.

Disse que torce para o mundo digital que vem se afirmando, mas ao mesmo tempo que conviva com a tradição. "Sou da confraria de Gutenberg, gosto de pegar no jornal, do cheiro da tinta, mas essa geração minha já não é a que prevalece. E essa geração a rigor não tem mais a audiência que rtem os que chegam para a leitura e à audiência", pontuou.

Para Eduardo de Queiroz Monteiro, a homenagem é de uma simbologia extraordinário. "contem conosco nas defesas das melhores causas. Meu pai onde estiver, está muito feliz com essa homenagem. Ele teve um papel muito importante em toda a minha trajetória. Eu não seria nada sem ele. Aquele velho faz uma falta enorme e aquela fôrma se foi. Todos nós depois dele estamos muitos anos-luz daquela luz luminosa e às vezes incandescente", afirmou.

Ao finalizar a sessão, o deputado Luciano Bivar (União Brasil) agradeceu a presença de todos e ao autor do requerimento de homenagem à Folha, Augusto Coutinho. Esclareceu que muitos outros convidados queriam também falar, estavam inscritos, mas não foi possivel pela limitação do tempo. 

Depoimentos de convidados:

“Homenagem justíssima, belíssima iniciativa do deputado Augusto Coutinho em propor esse reconhecimento a um dos mais importantes veículos de comunicação do nosso Estado. A Folha, nessa trajetória exitosa de levar o bom debate para a sociedade pernambucana, das boas causas, das boas bandeiras em prol do nosso desenvolvimento, do nosso crescimento, da geração do emprego, da inclusão social, a Folha merece o reconhecimento de toda a sociedade, inclusive do poder político que aqui se representa, em Brasília, através da Câmara dos Deputados, do Senado Federal pela forte contribuição à história e ao desenvolvimento de Pernambuco”. Fernando Bezerra Coelho, ex-senador.

 

“Por todo seu trabalho relevante para garantir um processo da democracia: a liberdade de imprensa”. “O respeito aos profissionais de imprensa requer uma democracia, por isso faz questão de vir aqui cumprimentá-los porque são base fundamental dessa democracia”. Carlos Veras, deputado federal (PT-PE).

“Estamos homenageando um veículo que quebrou paradigmas. Aqueles que lá atrás sonharam com o doutor Eduardo, estão vendo o sonho virar realidade”. Fernando Monteiro, deputado federal (PP-PE). 

"A Folha retrata a verdade, os fatos como eles são. Então, é de suma importância essa vanguarda do jornalismo, essa representatividade e parabéns todo grupo EQM, em especial na pessoa de Eduardo Monteiro pela sua liderança e isenção na informação que traduz".  Delmiro Gouveia, presidente do Porto do Recife. 

 

“Um jornal popular que promoveu a democratização da informação em nosso amado estado e se tornou um marco na história do jornalismo pernambucano. A Folha tem se comprometido com a busca da verdade e com a disseminação de informações relevantes para nossa sociedade”. Felipe Carreras, deputado federal (PSB-PE).

 

“A Folha tem sido uma defensora intransigente da verdadeira liberdade de expressão, dos princípios democráticos que estão consagrados na Constituição Federal de nosso País”. Renildo Calheiros, deputado federal (PCdoB-PE).

 

"Um jornal ainda muito jovem. Apenas com 25 anos, mas já demonstrou muita força de conteúdo, de informação, de contribuição democrática na medida em que é um jornal plural que absorve várias opiniões divergentes e que, como bem disse Eduardo Monteiro em seu discurso, é movido pelas boas causas. E acho que, nesse contexto em que estamos vivendo no País, em que as redes sociais estão substituindo a escala da comunicação, o jornal vem para resgatar aquilo que é fundamental: a defesa da democracia e buscar sempre reverberar a verdade, o que, infelizmente, não é um fenômeno nas redes sociais e acho que é um contraponto importante e só quero desejar longa vida à Folha de Pernambuco". Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia.

 

"Foi um dia de muita pernambucanidade em Brasília, através da iniciativa do brilhante parlamentar que é Augusto Coutinho, com a presença maciça da bancada de Pernambuco tanto do Senado quanto da Câmara de Deputados. Um momento de orgulho onde comprovou-se que vale a pena investir em Pernambuco, sobretudo em tecnologia, na informação e agregação mercado como a Folha de Pernambuco fez, como Eduardo Monteiro colocou muito bem, agregando mais leitores para Pernambuco. Acho que a questão da cidadania passa pela educação, leitura e, sobretudo, pela vontade de dar longevidade a um projeto vitorioso e que tem um espírito público exacerbado como é o caso da Folha de Pernambuco. Pernambuco está de parabéns e o grupo EQM também de parabéns em sua plenitude e todos os seus componentes". Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar.

 

 

"A homenagem teve muita gente por duas coisas: o prestígio do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, e também a independência, a credibilidade e conceito que tem a Folha de Pernambuco. Então foi realmente uma homenagem muito justa e, como estava brincando, a fluência foi tanta que podíamos abrir uma sessão deliberativa", Luciano Bivar, deputado federal e 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (União Brasil-PE)

 

Uma homenagem justa e muito merecida. A Folha tem trazido não só para toda a sociedade pernambucana informações importantes, honestas e transparentes e também para o nosso setor da cana-de-açúcar, o setor sucroenergético, tem sido fundamental para divulgar as nossa ações. Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana

 

"Primeiro foi uma homenagem muito bonita. Tenho muitos anos nessa Casa e não lembro de ter visto uma sessão solene tão prestigiada. Isso retrata o serviço que a Folha tem prestado a Pernambuco. A Folha hoje é dos pernambucanos e não mais só dos seus fundadores. Ela virou hábito do povo de Pernambuco. A gente recebe telefonema de manhã dizendo: você já leu a Folha hoje? É o jornal do cotidiano, do fato. Eu assisti nascer. Eu tenho uma história com a Folha. Se diz que 'a vantagem de quem sonha acordado é escolher os sonhos.' Isso é de um pensador francês que eu gosto de repetir. E Eduardo não foi só um grande escolhedor de sonho, como sempre foi um teimoso em querer materializá-los. E materializou todos os sonhos dele. E esse foi um dos sonhos. A Folha hoje nos enche de orgulho. Fiquei emocianado em ver tanta gente dar tantos testemunhos importantes e justos. E há muito mais para se dizer. Hoje, estamos aqui nos 25. Não vamos estar nos 50, mas tenho certeza que a Folha vai ser para sempre Pernambuco". José Múcio, ministro da Defesa.

 

"A Folha de Pernambuco é um jornal jovem, mas sempre muito atualizado e que tem uma sintonia muito forte com a população como um todo. A comunicação mais fácil, mais direta, mais objetiva e que está sempre traduzindo para o grande público os principais acontecimentos do mundo da cultura, da política, do entretenimento, da economia. Isso é muito importante, representa essa alma libertária, que é sinônimo do nosso querido Estado de Pernambuco". Mendonça Filho, deputado federal (União Brasil-PE).

 

"A Folha de Pernambuco é produto da determinação, do amor, do sonho de um empreendedor pernambucano chamado Eduardo Monteiro. Eduardo, efetivamente, tem paixão pelo jornalismo e pela pluralidade. Eu acho que foi uma homenagem importante. Poucos jornais do Brasil receberam homenagem no Plenário da Câmara Federal. Então eu quero parabenizar. Ele fez um belo discurso, com muita emoção, mostrou o DNA da Folha que é de Dr. Armando Filho que foi uma referência de Pernambuco e do Brasil. Então a Folha tem sim o DNA de Dr. Armando Monteiro Filho e ele fez uma bela homenagem ao pai. Fiquei até emocionado". Silvio Costa, suplente de Senador (Republicanos-PE).

 

“Uma homenagem muito bonita, bem prestigiada, coisa difícil a gente ver aqui em um dia de quarta-feira, essa câmara lotada, às 10h da manhã. E parabenizar a Folha de Pernambuco em nome do Dr. Eduardo Monteiro, pessoa muito querida, uma pessoa que desde a época do meu pai eu a conheço. E parabenizar a todos os jornalistas, todo o corpo da Folha de Pernambuco, e dizer que a Folha de Pernambuco vive resistindo a toda essa forma digital de hoje de reportagem, e dizer que tenho certeza que pela coragem, pela força de Dr Eduardo Monteiro, vai continuar durante muito tempo e vai resistir a essa forma de jornalismo que como ele disse, feito meu pai que gostava de sentir o cheiro do jornal, da folha, da tinta, do papel. Então quero parabenizar o Dr Eduardo pela resistência e parabenizar todo o corpo da Folha de Pernambuco, todos os jornalistas, todo o pessoal”.  Guilherme Uchoa Jr, deputado federal (PSB-PE).

 

“É uma coisa muito importante né. Acho que Pernambuco, os 25 anos da Folha de Pernambuco, o grupo EQM é um grupo importante, e o jornal é um dos símbolos desse grupo, e a gente veio prestigiar, na casa Joaquim Nabuco, com alguns deputados estaduais presentes aqui no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados. Eu acho que a Folha cumpe um papel muito importante no estado de Pernambuco, um jornal forte, ativo, mostrando suas decisões, curador da notícia, como foi muito falado aqui, e a gente veio prestigiar esse importante evento”. João de Nadegi, deputado estadual (PV-PE).

 

“Momento de muita alegria aqui em prestigiar essa sessão tão solene em homenagem à Folha, e a gente fica muito feliz, por ter através do jornalismo sério, comprometido, que tem compromisso sobretudo com a verdade, a Folha de Pernambuco presta um grande trabalho para o nosso estado e para todo o Brasil. E a gente fica muito feliz também de prestigiar aqui todos os membros da Folha, a pessoa e o querido amigo Eduardo Monteiro, sem dúvida nenhuma é uma grande honra estar aqui na manhã de hoje”. Lula da Fonte, deputado federal (PP-PE).

 

É com muito orgulho que estamos aqui hoje nesta homenagem, no plenário da Câmara dos deputados, a casa do povo brasileiro, fazendo essa justa homenagem a Folha de Pernambuco, um jornal sério, um jornal que informa o estado de Pernambuco e o Brasil, e aqui eu gostaria de dar os parabéns ao Dr. Eduardo Monteiro, a todos os colaboradores que fazem a Folha de Pernambuco, e da alegria que sinto hoje nessa grande homenagem à Folha de Pernambuco. Parabéns e que Deus abençoe a todos”. Eduardo da Fonte, deputado federal (PP-PE). 

 

"Eu me sinto muito comovido em estar aqui hoje com tantas pessoas, festejando os 25 anos da Folha de Pernambuco. Até porque eu me sinto também fazendo aniversário de 25 anos. Eu participei da gênese da Folha. Dos primeiros momentos, das dificuldades e, sobretudo, das vitórias e conquistas da Folha. Eu hoje represento, no Senado Federal, o senador Jarbas Vasconcelos que está de licença e ele tem uma relação de profunda amizade e de muita confiança tanto com Eduardo de Queiroz Monteiro como com o Dr. Armando de Queiroz Monteiro, o patriarca dessa família. Eles viveram momentos de muita dificuldade no processo de redemocratização brasileira e eles foram vitoriosos tal qual a Folha hoje cumpre um papel vitorioso de levar notícia, de se comunicar com o povo, de ter a credibilidade junto aos seus leitores. A Folha hoje é muito mais ampla, ela pertence a mais do que os pernambucanos. Eu falo com amigos aqui no Senado, com eleitores que moram em estados vizinhos e eles sempre antenados com a Folha de Pernambuco. Portanto é com muita alegria que eu participei de um evento tão como o de hoje que é um evento de reconhecimento a um trabalho bem feito, a um trabalho de todo dia, de toda hora e, sobretudo, de compromisso com a notícia e com a verdade". Fernando Dueire, senador (MDB).

 

“Na verdade, a Folha de Pernambuco se tornou um veículo de âmbito nacional. A gente tem realmente um respeito muito grande em todo território e a estamos aqui para poder prestigiar e parabenizar esses 25 anos de tanto trabalho, de tanto empenho pelo Estado de Pernambuco, trazendo informações realmente de relevância e com muita responsabilidade pelo o que é informado a todas as pessoas. Então para a gente é uma honra estar aqui presente, mas é uma honra também ter Pernambuco representado aqui na Câmara federal por esse estabelecimento tão querido pelos pernambucanos”. Romero Sales, deputado estadual (UB).

 

“Eu me lembro bem quando a Folha surgiu, há 25 anos. Eu estava ali recém formado, me formei com 23 anos. Hoje, eu estou com 50 anos, tinha só dois anos formado, e veio como uma opção aos outros dois veículos que exisitam já no Estado. Hoje , se tornou uma grande potência. A Folha surgiu como um jornal popular, me lembro que era bem mais barato que os outros, a gente encontrava em todo sinal para vender, e eu sempre comprava a Folha para me atualizar das coisas. E ela foi crescendo, com a competência do nosso presidente Eduardo, hoje justamente o homenageado, e de todo o grupo jornalístico muito forte, eu diria que hoje é referência em nosso Estado, e a homenagem é muito justa”.  Waldemar Oliveira, deputado federal (Avante).

 

"Pernambuco tem uma tradição muito grande de insurgência. O seu maior patrimônio são, exatamente, essa azuladas que marcaram a história do nosso Estado. Sempre reagiu à prepotência, à falta de democracia, à opressão e, por isso, tem uma história de lutas, de resistência que é a cara da Folha de Pernambuco. Não é à toa que a Folha carrega, no seu nome, o nome do nosso Estado. Um nome que significa bravura, amor à liberdade, republicanismo.. as bandeiras que arrastam os homens e as mulheres do nosso Estado sempre com o patamar elevado de luta pela defesa de uma sociedade mais justa e solidária que a Folha de Pernambuco tem esse ingrediente na sua história. Por isso a celebração dos seus 25 anos pelo Parlamento brasileiro, pela Câmara dos Deputados - proposta por um pernambucano que tem uma história reconhecida como um grande representante do nosso Estado. Para mim, é um prazer compartilhar aqui com todos nós pernambucanos e pernambucanas esse momento muito relevante da história da Folha de Pernambuco e por sê-lo também um momento de muita alegria para todos nós". Tadeu Alencar, secretário nacional de Segurança Pública.

 

“Olha, estou tão feliz de ter a oportunidade de participar desta sessão solene em que a Câmara dos Deputados, o Poder Legislativo brasileiro, se curva ao bom jornalismo, ao jornalismo da Folha de Pernambuco, da Rádio da Folha de Pernambuco e do empreendedorismo. Portanto, você vê o sucesso dessa sessão solene aqui no plenário da Câmara, é para a gente ficar orgulhoso. Eu fico orgulhoso como amigo deste grande empreendedor que é Eduardo Monteiro como pernambucano e como amante apaixonado pelo jornalismo profissional. O Brasil se curva ao sucesso da Folha de Pernambuco. A Câmara dos Deputados está de parabéns por fazer uma homenagem tão justa a Eduardo Monteiro, Paulo Pugliesi e a toda essa valorosa equipe e ao jornalismo profissional”. Maurício Rands, advogado e ex-deputado federal.

 

Eu acho que essa homenagem tem uma importância fundamental para difundir ao Brasil a importância do bom jornalismo. A pernambucanidade que trata a informação e cidadania como um ponto fundamental da qualidade jornalística, da verdade, da responsabilidade com a verdade, o que está tão, nos dias de hoje, difícil de você aferir. Então a Folha de Pernambuco, não só em Pernambuco, mas para todo o leitor, para todos os que acessam as suas redes, leva qualidade da informação que constrói. E é assim que se constrói cidadania, esse é o papel da imprensa e é muito orgulho para Pernambuco ter a Folha e, nesse pujante que ela vem, numa história crescente com o Dr. Eduardo." Clodoaldo Magalhães, deputado federal (PV).

“A Câmara hoje só reconhece aquilo que de fato tem contribuído muito para Pernambuco, que é a Folha de Pernambuco. A Folha que completa seus 25 anos com muita dedicação, muita altivez, com seriedade, levando a notícia com muita responsabilidade a todas e todos pernambucanos durante esses 25 anos. E a Câmara Federal hoje faz esse reconhecimento, tanto é que foi muito prestigiada por tantos parlamentares e empresários. Hoje a Câmara se curva verdadeiramente, como todo bom pernambucano, para agradecer tudo que a Folha tem feito também pelo desenvolvimento de Pernambuco através do grande empresário e amigo Eduardo Monteiro.” Eriberto Medeiros, deputado federal (PSB)

 

"A homenagem, aqui na Câmara dos Deputados, vem em reconhecimento a duas décadas e meia de dedicação do grupo EQM na comunicação do nosso Estado, em integrar todas as regiões em um veículo que traz de forma responsável a notícia pautada na verdade e também na transparência. Quero destacar o quadro dos seus funcionários, dos colaboradores, aqueles que contribuem com a boa comunicação de Pernambuco que celebra 25 anos de história, construindo Pernambuco". Lucas Ramos, deputado federal (PSB).

 

“Eu fiz questão de vir para essa comemoração pela importância que é Pernambuco ter a Folha. Acho que nós políticos, a sociedade de modo geral, acompanha esse trabalho. E quanto mais veículos de imprensa que prezam pela boa notícia, que prezam pela liberdade de imprensa como fator da democracia, terem vida longa, melhor. Parabenizo toda a direção da Folha, todo seu corpo de funcionários, e desejo uma vida longa.” Teresa Leitão, senadora (PT).

 

"A Câmara Federal prestou nesta quarta-feira uma justa homenagem à Folha de Pernambuco pelos seus 25 anos de existência. Neste um quarto de século, a Folha se consolidou como uma referência em jornalismo de qualidade, engajado em trazer à luz as questões mais relevantes para a sociedade pernambucana. Celebro especialmente as trabalhadoras e trabalhadores da notícia, força vital para a produção de informações precisas e confiáveis. Em nome do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, parabenizo todas e todos que fazem a Folha de Pernambuco chegar diariamente às nossas telas e às nossas mãos". Maria Arraes, deputada federal (Solidariedade). 

 

"Uma homenagem muito merecida. E nós que conhecemos o jornal e a sua fundação, vemos, ainda com mais justiça, essa homenagem. Eduardo fundo a Folha de Pernambuco quando todo mundo já se habituava com a polarização dos dois jornais mais antigos. E foi um gesto, que caracteriza a vida de Eduardo, de muita ousadia, bravura, e desse sentimento visionário que toda a família tem. Então é um aniversário e um parabéns duplo. Para o grupo EQM e para Eduardo Monteiro como fundador e como homem que vem tocando o jornal e vem levando toda essa equipe. Então, para nós pernambucanos, é a consagração desse espiríto guerreiro e persistente do povo de Pernambuco." Wolney Queiroz, secretário executivo do Ministério da Previdência.

 

"Eu acho que foi uma homenagem muito importante. Eu sou muito litúrgico em respeitar as instituições e a Câmara dos Deputados é uma das insitituições mais importantes da democracia na área política. Então hoje, o que a Câmara fez, atendendo a um requerimento do brilhante deputado Augusto Coutinho, reflete o sentimento que existe no meio político. Eu vi hoje na sessão registros de que a Folha se dedicou muito a refletir o sentimento da sociedade e do povo. Então daí, ela chegar aos 25 anos e mais... Eu sou fã do jornal impresso. Nada melhor do que amanhecer pegando em um jornal." Luiz Piauhylino, advogado e ex-deputado federal.

 

"Eu fiquei muito feliz e acho que foi muito merecido. Hoje já não sou mais parlamentar (fui parlamentar 24 anos), mas fiz questão de comparecer porque acho que, com a minha presença, dou um apoio a essa atitude da Câmara e do deputado Augusto Coutinho de fazer essa homenagem. Hoje em dia é muito difícil manter um jornal. A Folha entrou no momento de mudança desse patamar. Eu considero Eduardo Monteiro um herói de conseguir manter um jornal com a independência o trabalho técnico que a Folha faz." José Jorge, ex-senador e ex-ministro do TCU.

 

“A Folha de Pernambuco faz parte da história da Fundação Altino Ventura. Pernambuco tem sido uma pujança de ações sociais desenvolvidas de combate à cegueira e à reabilitação visual pela Fundação Altino Ventura. E a Folha tem sido nossa aliada, sempre divulgando nossas campanhas. Nós tivemos várias iniciativas exitosas, e inclusive o serviço de terapia aquática e multissensorial que foi graças ao apoio da sociedade pernambucana. Também recebemos um prêmio de Portugal, da Fundação Champalimaud, e a Folha divulgou amplamente essas ações e conseguimos implantar esse projeto pioneiro para as pessoas com deficiências em Pernambuco que fazem as terapias através do SUS, sem ônus nenhum ao paciente com deficiências”. Liana Ventura, Presidente do Conselho Curador da Fundação Altino Ventura

 

Veja também

Equipe de Rayssa Leal faz pressão para mãe da skatista dormir com ela na Vila Olímpica
Olimpíadas

Equipe de Rayssa Leal faz pressão para mãe da skatista dormir com ela na Vila Olímpica

Governo Lula comemora reeleição de Von der Leyen como presidente da União Europeia
DIPLOMACIA

Governo Lula comemora reeleição de Von der Leyen como presidente da União Europeia

Newsletter