Gilmar Júnior lembra os cinco anos do primeiro caso de Covid-19 no Brasil
Deputado homenageia profissionais da enfermagem
O deputado Gilmar Júnior (PV), enfermeiro de profissão e único representante da categoria na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), fez uma emocionante reflexão sobre os cinco anos do primeiro caso de covid-19 registrado no Brasil, ocorrido no dia 26 de fevereiro de 2020. Em uma postagem publicada nas redes sociais, o parlamentar destacou o papel fundamental da enfermagem durante a crise sanitária que abalou o país e o mundo.
Há exatos cinco anos, o Brasil registrava seu primeiro caso de covid-19. A vítima, um homem de 61 anos, morador de São Paulo, havia retornado recentemente de uma viagem à Itália. O deputado relembrou o impacto devastador daquela notícia, que deu início a uma batalha de proporções inimagináveis.
Leia Também
• Governo ignora covid, que matou 283 em 1 semana; confira a coluna desta terça (2)
• Genocídio? Covid já matou 16,4 mil no governo Lula; confira a coluna desta segunda (19)
• Professor Octávio Lôbo, falecido de Covid em 2020, recebe homenagem na FDR
"O que veio depois foi uma batalha dura, que levou milhões de vidas e deixou marcas profundas em inúmeras famílias", escreveu Gilmar Júnior.
Em sua postagem, o deputado aproveitou para prestar uma merecida homenagem aos profissionais da enfermagem, categoria da qual faz parte. Gilmar Júnior destacou a coragem e dedicação desses trabalhadores, que estiveram na linha de frente, enfrentando um inimigo invisível, muitas vezes sem as condições adequadas de proteção e recursos, mas com um compromisso incansável com a vida.
"Foram eles que seguraram a mão dos pacientes, limparam, pronaram, confortaram, medicaram, seguraram os celulares para que pudessem falar com a família… também cuidaram dos corpos já falecidos e precisaram dar tantas más notícias. Foram eles que lutaram incansavelmente para salvar vidas e, muitas vezes, pagaram com a própria. Heróis sem armas, adoecidos mentalmente e fisicamente e esquecidos pelos governantes. O luto pelas perdas jamais será esquecido", afirmou o deputado.
A crise sanitária da covid-19 causou estragos profundos na sociedade. O mundo enfrentou a maior pandemia em cem anos, com quase 15 milhões de mortes registradas globalmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o cenário foi ainda mais devastador, com o país alcançando a marca de mais de 700 mil óbitos, enquanto lidava com um governo que adotou uma postura negacionista diante da gravidade da pandemia. O Brasil foi, assim, um dos países mais afetados pela covid-19, estando entre os locais de maior contaminação do planeta.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



