Governadores defendem maior participação federal no Fundeb

17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado na noite de terça-feira (13), em Costa do Sauípe, Bahia. - Fernando Vivas/GOVBA
Um novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), com uma maior participação do Governo Federal, e recursos oriundos da exploração do petróleo e gás, para financiar a educação básica em todo o país foi defendido pelo governador da Bahia, Rui Costa. Também presidente do Consórcio do Nordeste, Rui disse que todos os chefes dos estados nordestinos são favoráveis ao aumento da participação federal no Fundeb.

"Não dá para o Governo Federal contribuir com apenas 10% do financiamento da Educação. Um terço para cada ente é uma proporção razoável porque o acesso à educação pública de qualidade é um dos aspectos que definem o que é democracia, e não apenas o sistema eleitoral. Os governadores nordestinos têm ressaltado que é preciso uma maior participação do governo federal", comentou Rui durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado na noite de terça-feira (13), em Costa do Sauípe, Bahia.

Rui defendeu a utilização dos recursos da exploração de petróleo e gás para o financiamento da educação e afirmou que a tendência é que essa receita seja crescente nos próximos anos. "Esse é um debate que precisa envolver prefeitos, governadores, estudantes, para que possamos construir juntos com o Congresso Nacional, deputados e senadores, independente dos partidos políticos, a destinação dos recursos do petróleo e do gás, que será exponencial nos próximos anos, para a educação pública. O nosso partido nessa causa é o acesso à educação para quem nasce numa favela, numa periferia, na zona rural, para que possa realizar o sonho de ser o que quiser na vida, médico, engenheiro, artista".

Para o governador, o financiamento não basta, é preciso fazer gestão. "O financiamento será sempre limitado, então é preciso fazer também a gestão dos recursos. Nós temos que combinar fontes novas e crescentes de financiamento com a remodelagem das nossas escolas. Um modelo novo, que não seja baseado somente em salas de aulas, mas em quadras poliesportivas, escola em tempo integral, com artes, esportes, isso é o que vai transformar a sociedade".

Veja também

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter