Governadores pressionam Bolsonaro para resolver crise das vacinas com governos asiáticos

Com o intuito de garantir a imunização nos Estados Brasileiros, o Fórum Nacional de Governadores protocolou nesta quarta-feira (20), um ofício ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pedindo a abertura de um diálogo diplomático entre o governo brasileito e os países provedores de insumos como China e Índia.

A ação foi encabeçada pelo Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena a temática de vacina no Fórum de Governadores. A medida também acontece dias após o Governo Federal ter anunciado que estava indo buscar os imunizantes na Índia e o governo Indiano ter adiado a entrega do material. 

Até o momento, 16 Estados já assinaram o ofício: Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Piauí, São Paulo, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio Grande do Sul, Amapá, Pará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais.

A reportagem procurou o Palácio do Campo das Princesas que afirmou que não ia comentar a pauta. Nesta terça-feira (19), em entrevista ao jornal GloboNews, o Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) alertou que o lote de vacinas recebidos pelo Estado ainda está “muito aquém” ao que estava planejado e voltou a cobrar respostas mais concretas para a efetivação do plano nacional de imunização do País.

“Ainda é muito insuficiente em relação ao que estava planejado. Seriam necessárias 1.260.000 doses para vacinar todos do grupo um. Só estamos recebendo 270 mil doses. Está bem aquém do que estava previsto, mas eu insisto que precisamos de planejamento. O Brasil começou uma etapa, mas não começou a campanha de vacinação. Enquanto não existir planejamento concreto de quando os estados receberão as próximas doses e quantas vacinas serão disponibilizadas, a gente ainda vai ficar nesse momento de indefinição e muitas vezes de frustração, principalmente, das pessoas mais idosas”, disse o gestor socialista.

Veja também

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter