Governadores se unem em busca de vacinas

Pascal Guyo/AFP

O Fórum Nacional dos Governadores reiterou, ontem, em reunião realizada virtualmente, a busca por vacinas para alcançar até setembro mais de 60% da população imunizada e, com isso, conseguir enfrentar de maneira mais eficaz os problemas econômicos e sociais. O grupo definiu que entrará em contato novamente com o governo da China para garantir os cronogramas de vacina da Fiocruz e do Butantan, além de buscar a antecipação de chegada de mais doses. 

“Temos a perspectiva de pelo menos 30 milhões de doses a mais daqui até setembro. Já vamos buscar tratar sobre a definição de data para esses 7 mil litros de IFA para o Butantan que vão garantir para junho mais 12 milhões de doses”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). 

Agilidade no prazo da Anvisa

O petista ressaltou, ainda, que o Fórum buscará a Anvisa para haver agilidade adequada para que no prazo de 90 dias haja autorização, após as três fases de estudos clínicos, haja autorização para o uso da Butanvac, a vacina brasileira, que será produzida pelo Instituto Butantan (SP). 

“Vamos buscar ainda o diálogo com a Organização Mundial da Saúde, para confirmação desse cronograma de entrega de novas etapas, pedindo prioridade para o Brasil, assim como os EUA com as vacinas já aprovadas da Pfizer e da Janssen, que têm contratos com o Brasil, além da Universidade de Oxford (Reino Unido), que tem uma pendência de 11 milhões de doses para o Brasil. E também a Sputnik (Rússia), que a gente tenha também as condições de aoprovação”, enumerou Wellington Dias.

Na reunião, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) afirmou ainda que, no final da semana que vem, o Butantan deve entregar mais cinco milhões de doses da Coronavac.

Veja também

Lista para PGR desprezada por Bolsonaro em 2019 tem votação de 70% dos procuradores em 2021
Eleição da PGR

Lista para PGR desprezada por Bolsonaro em 2019 tem votação de 70% dos procuradores em 2021

Receita abre consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021
IRPF

Receita abre consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021