“Governo é de Raquel Lyra, não de Eduardo da Fonte”, diz Kaio Maniçoba
Deputado defende relação da governadora com União Progressista e diz que intrigas ficaram no passado
Com o fim do período de janela partidária, o ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco e deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) declarou que a relação da governadora Raquel Lyra (PSD) e da federação União Progressista está fortalecida. Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM nesta segunda-feira (6), o parlamentar defendeu que, apesar de o presidente estadual da federação, o deputado federal Eduardo da Fonte ter feito um movimento em favor do pré-candidato a governador e então prefeito João Campos (PSB), e a gestora tê-lo retaliado, o vínculo e o diálogo entre eles foram restabelecidos.
A declaração ocorre após Raquel Lyra ter afastado, em março, três nomes ligados ao Partido Progressistas de órgãos do governo pernambucano: o Ceasa, o Porto do Recife e o Lafepe. A decisão foi motivada pela aproximação de Eduardo da Fonte do pré-candidato ao governo João Campos (PSB).
Até então, da Fonte era cotado para integrar a chapa majoritária da governadora.
“Eu entendo isso como algo da política. O governo é de Raquel Lyra, não de Eduardo da Fonte, e quem tem o direito de colocar, de tirar, de fazer como bem entende é ela, não ele. Ela achou por bem fazer uma reconfiguração de forças, e isso faz parte do processo, e já foi superado”, afirma Kaio Maniçoba, que também é aliado de Eduardo da Fonte.
O deputado ainda argumentou que o grupo político formado pelas legendas do PP e do União Brasil defende, em sua maioria, a reeleição de Raquel Lyra. “Acho que em algum momento vamos fortalecer essa relação que já existe na Alepe”, reforçou Maniçoba.
A governadora ainda não consolidou a chapa para as eleições deste ano, mas existe hoje a possibilidade de serem lançados ao Senado os nomes do deputado federal Túlio Gadêlha (PSD), o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o senador Fernando Dueire (PSD).
“Torço muito para que Eduardo da Fonte seja candidato ao senado ao lado de Raquel”, defendeu Kaio Maniçoba.
Eduardo ainda não se manifestou sobre apoiar ou não a governadora, mas Lula da Fonte (PP), filho do deputado, já garantiu o apoio do partido a Raquel Lyra.
Leia Também
• "A hora é de juntar", afirma Kaio Maniçoba sobre conversa de Raquel Lyra com Miguel Coelho
• Janela Partidária e desincompatibilização reformulam cenário eleitoral em Pernambuco
• Raquel Lyra volta ao Sertão do São Francisco na terça e desta vez com a retaguarda do grupo Coelho
Alepe
Kaio Maniçoba também falou sobre o retorno dele à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em um cenário até então desfavorável para o governo. No momento, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 está aprovada, mas não teve o texto final consolidado, visto que os vetos da governadora não foram totalmente apreciados.
Além disso, o remanejamento do orçamento em 20%, percentual defendido pelo grupo governista, não foi contemplado.
“Nenhum governo do nosso país não votou a LOA, seja um governo de direita ou esquerda. Os prazos já se esgotaram. Por exemplo, existiram obras que eu não pude dar ordem de serviço pela falta de um orçamento, e as pessoas já poderiam estar usufruindo”, reclamou o deputado.
Com as trocas de partido, a base governista hoje conta com 11 parlamenttares da federação União Progressista, nove do PSD, sete do Podemos, três deputados do PL e um do partido Novo. Então, é esperado que as comissões da assembleia sejam redestribuídas, e que se forme uma nova configuração que favoreça Raquel Lyra.
Confira entrevista na íntegra:



