Governo federal vai investir R$ 200 milhões na conclusão do Projeto Pontal em Petrolina

Senador Fernando Bezerra Coelho - Foto: Divulgação

O governo federal vai investir R$ 200 milhões nas obras de conclusão do Projeto Pontal, em Petrolina. O anúncio foi feito em cerimônia nesta sexta-feira (16) com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB). Com os recursos, serão implantados 4 mil hectares de área irrigada, beneficiando 280 pequenos e médios produtores da região do Vale do São Francisco. A expectativa é que 12 mil empregos sejam criados durante a implantação do Pontal Norte, pela Codevasf, nos próximos três anos.

“A prosperidade do Nordeste passa pela ampliação dos perímetros irrigados. E com pouco dinheiro, a gente pode trazer muitos bons resultados na geração de emprego e renda. No momento de muita dificuldade orçamentária, é importante a gente priorizar a conclusão de obras tão importantes como é o Projeto Pontal. Por isso, faço homenagem ao deputado Osvaldo Coelho, que, através de sua ação parlamentar, idealizou o Projeto Pontal”, disse o senador Fernando Bezerra.

Dividido em duas etapas – Norte e Sul – o Pontal tem 7,6 mil hectares de área irrigada. A primeira etapa do projeto de irrigação, o Pontal Sul, já está concluída, com 3,8 mil hectares de áreas irrigadas implantados pela Codevasf.
“Petrolina é um exemplo a ser seguido de como se transforma uma região e se permite que a população se aproprie da riqueza que é gerada ali. O Nordeste não é problema. O Nordeste é solução”, destacou o ministro Rogério Marinho.