Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Guia eleitoral: João diz que usa critérios técnicos na gestão de creches; Daniel e Gilson criticam

Educação voltou a ser tema de debate entre os candidatos

Pesquisa Datafolha/Recife: João Campos lidera com 74% das intenções de votoPesquisa Datafolha/Recife: João Campos lidera com 74% das intenções de voto - Walli Fontenele, Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O guia eleitoral desta quarta-feira (11) trouxe mais uma vez o tema da educação como destaque dos programas dos prefeituráveis. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), garantiu que usa critérios técnicos na escolha dos gestores das creches da cidade. Adversários repetiram os motes de críticas.

O guia começou com Daniel Coelho (PSD), candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Em sua propaganda, Daniel destacou a história de duas mães recifenses que enfrentam a fome. Como parte de sua proposta, o candidato prometeu construir 10 restaurantes populares e 10 cozinhas comunitárias na capital pernambucana, com o objetivo de combater a insegurança alimentar.

Na sequência, o atual prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), apresentou um guia eleitoral focado em sua gestão, com ênfase nas "obras intangíveis". Campos relembrou os avanços de Recife no ranking de alfabetização e a duplicação das vagas nas creches municipais. Respondendo a críticas recentes, o prefeito defendeu o critério técnico utilizado para os convênios das novas creches, afirmando que sua gestão prioriza o cuidado no atendimento às crianças.

Gilson Machado (PL), por sua vez, manteve a estratégia de criticar a atual administração, especialmente no que diz respeito à gestão das creches. Gilson propôs a criação de um conselho específico e de uma corregedoria para supervisionar o funcionamento das creches municipais, reforçando a necessidade de maior fiscalização e controle sobre o setor.

Encerrando o horário eleitoral, Dani Portela (PSOL) repetiu a propaganda veiculada no dia anterior. Portela reiterou seu compromisso com a construção de um Recife "para as pessoas", prometendo transformar a cidade com "mais cor e menos cinza, mais flor e menos asfalto". Com tempo de TV reduzido, a candidata também incentivou os eleitores a conhecerem suas propostas por meio de suas redes sociais.

Veja também

Newsletter