Humberto Costa sinaliza para participação do PDT na Frente Popular

Humberto Costa e Wolney Queiroz mantém uma boa relação e estão mantendo um constante diálogo

Considerado o principal interlocutor do ex-presidente Lula (PT) em Pernambuco nas tratativas para 2022, o senador Humberto Costa (PT) afirmou que não vê dificuldades em todos os partidos de esquerda estarem juntos na Frente Popular, inclusive o PDT. O líder petista tinha uma reunião agendada com o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, nesta semana, mas o encontro acabou tendo que ser adiado para a próxima semana por dificuldade em conciliar agendas. Costa e Queiroz mantém uma boa relação e estão mantendo um constante diálogo. 

"Eu tenho conversado com ele (Wolney) também. Acho que hoje eles têm uma preocupação muito correta com o cenário macional. Acho que hoje com essa nova lei não é tão fácil manter as bancadas, ampliá-las e ele tem essa preocupação. Acho que a gente tem que esperar um pouco mais para ver o desenho. Aqui, em Pernambuco, não vejo dificuldade de poder estar todo mundo junto, inclusive, o PDT", afirmou o senador, na abertura da Feneart, nesta sexta-feira (10).

O PDT se encontra em uma posição desconfortável em Pernambuco. Com a aproximação entre PT e PSB no cenário nacional é cada vez mais improvável que os socialistas apoiem o projeto presidencial de Ciro Gomes (PDT). Desta forma, o risco de isolamento dos pedetistas aumentou o que exigiu uma nova estratégia por parte das legendas. Dessa forma, lideranças da sigla passaram a pleitear a indicação para o Senado na Frente Popular, possibilitando um palanque duplo que abrigue Ciro Gomes e o ex-presidente Lula (PT).

Segundo Humberto, as realidades de cada estado são distintas e devem ser analisadas caso a caso. "O ideal é ter palanque unificado, mas cada realidade é uma realidade. O caso do Rio, por exemplo, tem mais de um candidato que quer apoiar Lula. Vamos fechar as portas para isso? Da mesma forma, eu acho que o mesmo palanque estadual tenha mais de um candidato a presidente. Cada caso terá que ser discutido específico", disse.

 

Veja também

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas
Lula

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Newsletter