Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

João Campos critica judicialização de disputas partidárias

Prefeito defendeu que conflitos políticos sejam resolvidos no campo da política

O prefeito do Recife, João Campos (PSB)O prefeito do Recife, João Campos (PSB) - Rafael Melo/ Folha de Pernambuco

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, defendeu nesta segunda-feira (1º) que disputas partidárias não sejam levadas ao Judiciário. “Política se faz na política, não na Justiça”, afirmou, durante o Fórum Nordeste 2025, promovido pelo Grupo EQM.

Campos comentou a decisão da desembargadora Valéria Bezerra Pereira Wanderley, da 3ª Câmara Cível do Recife, que devolveu ao deputado Diogo Moraes (PSDB) a liderança do partido na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O parlamentar também reassumiu a vaga na CPI da Publicidade, da qual havia sido eleito presidente.

“Questões internas sempre têm que ser discutidas no foro competente interno. Tanto as questões da Assembleia têm que ser tratadas pela Assembleia, quanto as questões partidárias têm que ser tratadas por cada partido. Cada partido tem sua autonomia, suas prerrogativas e suas questões políticas. Da minha parte, acho que quanto mais evitar judicializar, é o adequado”, disse Campos.

Antigo quadro do PSB, Diogo Moraes se filiou ao PSDB pouco antes da abertura da CPI, acompanhando o movimento de outros ex-socialistas, como Waldemar Borges (MDB) e Júnior Matuto (PRD). 

A decisão da desembargadora ressaltou que a direção estadual do PSDB, sob intervenção da executiva nacional desde a saída da governadora Raquel Lyra para o PSD, tem competência plena para conduzir as deliberações.

O Fórum Nordeste 2025 tem o patrocínio do Banco do Nordeste, Suape, FMC, Sudene, Copergás e Neoenergia. Apoio do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Fertine e NovaBio. Como apoio técnico conta com o Sindaçúcar-PE. O evento é uma realização do Grupo EQM.
 

Veja também

Newsletter