João Campos promete transformar Bido Krause em um Compaz

Rodolfo Loepert

Localizando no bairro do Totó, Zona Oeste do Recife, o Centro Social Urbano Bido Krause será transformado em uma Centro Comunitário da Paz (Compaz) na gestão do candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, deputado federal João Campos (PSB). A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira (28) durante visita do prefeiturável ao local. A cidade conta com três equipamentos prontos e em funcionamento na cidade: O Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; o Ariano Suassuna, em San Martin; e o Miguel Arraes, no Sítio do Berardo. 

“Vamos transformar o CSU Bido Krause, aqui no Totó, em um Compaz, uma fábrica de cidadania que reúne serviços, esporte, lazer e diversas atividades que vêm fazendo a diferença, com inclusão social e fortalecimento comunitário. E temos certeza de que isso refletirá na segurança pública no Recife. Nas regiões que contam com um Compaz instalado, a violência já chegou a cair em média 38%. O que mostra bem o papel da prevenção na construção de uma cultura de paz”, afirmou João Campos durante a visita. 

Além das unidades já em funcionamento, a Prefeitura do Recife também iniciou a construção do Compaz Dom Hélder, localizado no Coque. O Centro Comunitário da Paz foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e de outras fontes de espaços de cidadania em Medellín, os equipamentos se destacam tanto pela estrutura, quanto pela quantidade e qualidade dos serviços, além dos atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação.

Segundo João Campos, a ideia é fortalecer essa rede na gestão municipal, conseguindo ampliar o alcance dos serviços dos centros em várias localidades da cidade. “Aqui as pessoas ainda vão poder contar com espaços para resolver pendências de documentação, orientações judiciárias, mediar conflitos e informações sobre assistência social. Além de quadras poliesportiva, piscina, campo de futebol e outros equipamentos”, explicou.

COMPAZ

A primeira unidade foi inaugurada em 12 março de 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, Zona Norte da cidade. Com mais de 15 mil pessoas cadastradas, o Compaz Governador Eduardo Campos oferece diversos atendimentos e atividades esportivas, com destaque para o Dojô, espaço de artes marciais, e a biblioteca Afrânio Godoy.

Em março de 2017, a segunda unidade foi entregue à população no bairro do Cordeiro: o Compaz Escritor Ariano Suassuna. O equipamento oferece espaços para resolver pendências de documentação, orientações judiciárias, mediar conflitos e informações sobre assistência social. Entre os destaques da unidade da zona oeste está o Ateliê Compaz, cujo foco é capacitar os participantes para geração de renda. As duas quadras de tênis e a quadra poliesportiva também são outros diferenciais dessa unidade. Mais de 22 mil pessoas estão cadastradas. 

Já o Compaz Miguel Arraes, inaugurado em 26 de dezembro de 2019, na comunidade do Sítio do Berardo, na Praça da Caxangá. Entre os diferenciais deste Centro Comunitário da Paz está a atenção especial à cultura maker, com uma Unidade de Tecnologia (UTEC), da Secretaria de Educação, com cursos de robótica, animação digital, oficina de Arduino (microcontralador para ativar robô, lixeira, ventilador etc) e cursos básicos de computação. A unidade cadastrou 3.255 pessoas de janeiro a março de 2020, quando precisou ser fechado devido a pandemia da Covid-19.

Veja também

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas
Lula

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Newsletter