João Campos reafirma compromisso com vacina para trabalhadores da educação na abertura no ano letivo 2021

Prefeito do Recife João Campos (PSB) - Reprodução

Durante o evento online que abriu o ano letivo 2021, realizado na manhã desta quarta-feira (3), prefeito falou sobre priorizar a vacinação para os trabalhadores da educação. Centenário de Paulo Freire será o tema deste ano letivo

No dia da abertura do ano letivo 2021 da Rede Municipal de Ensino, o prefeito do Recife João Campos reforçou o seu compromisso com a vacina contra o coronavírus para profissionais da educação. O prefeito explicou que a intenção da Prefeitura do Recife é contemplar a categoria com a compra direta de 200 mil doses que está sendo viabilizada através do consórcio da Frente Nacional de Prefeitos. Devido à pandemia da Covid-19, a cerimônia de acolhida dos gestores, professores e demais profissionais de educação foi realizada, na manhã desta quarta-feira (3), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER), e transmitida ao vivo no canal oficial do órgão no YouTube.

“Nós estamos recebendo a minuta na sexta-feira e vamos enviar de imediato para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para que o Recife faça parte do consórcio nacional, para aquisição de vacinas, da Frente Nacional de Prefeitos. Nós temos o interesse, já comunicado, de comprar 200 mil doses e essas doses serão utilizadas para os trabalhadores da educação do Recife”, garantiu o prefeito João Campos.

As escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife iniciarão o ano letivo de 2021 nesta quinta-feira (4) com atividades não presenciais. Estas envolvem diversas ações como exibição de aulas pela internet, TV aberta, a exemplo da TV Alepe, e na Rádio Frei Caneca. As atividades não presenciais incluem ainda materiais didáticos e planos de estudos disponibilizados no site Escola do Futuro; entrega de materiais impressos; e atendimento socioemocional.

A programação, realizada na manhã desta quarta-feira (3), na EFER, contou com uma apresentação cultural da Turma da Escola e ciclo de palestras com Edite Marques, professora e técnica da Secretaria, e Kátia Smole, diretora do Grupo Mathema de Formação e Pesquisa e do Instituto Reúna. A apresentação de abertura contou com a Turma da Escola. Com estética baseada na literatura de cordel e trilha sonora com violão e percussão, o grupo homenageou o centenário de Paulo Freire com o esquete “Ensinando com o Coração”. O espetáculo foi produzido através do poema “A escola é … com textos em rimas e versos”, de autoria do educador.

“Hoje é um dia especial dia do início do ano letivo 2021 da rede municipal. A gente sabe que os desafios impostos pela pandemia são muito severos. Então neste ano ainda vão existir muitos desafios. Por isso é que nós estamos priorizando as ações para a educação: o fortalecimento da conectividade, dos equipamentos, da capacitação, do ensino remoto, com muita segurança, pensando nos professores, nas professoras, trabalhadores da educação e em toda a comunidade escolar”, disse o prefeito.

A vice-prefeita Isabela de Roldão também fez os agradecimentos aos profissionais da educação por todo o trabalho desenvolvido no ano passado com as dificuldades da pandemia. “Quero dar um abraço caloroso, cheio de esperança, mesmo de forma online, em cada uma e cada um que faz a educação da nossa cidade, porque sabemos o tanto de carinho, de amor, de compromisso que vocês têm com a missão de educar e enxergar cada criança como sendo única. Infelizmente esse tempo de pandemia tem nos afastado mas isso não será um impedimento para que os nossos atos se consolidem e nossas ações alcancem os seus objetivos”, comentou ela.

Veja também

Pacheco e Queiroga discutem uso de fábricas de vacina animal para produzir imunizante contra Covid
Coronavírus

Pacheco e Queiroga discutem uso de fábricas de vacina animal para produzir imunizante contra Covid

'Foi uma partida atípica', declara João Brigatti após derrota para o Botafogo/PB
Santa Cruz

'Foi uma partida atípica', declara João Brigatti após derrota para o Botafogo/PB