Lula diz que PSB não pode tratar PT de forma pequena e defende nomes de Humberto e Marília

Instituto Lula

Em entrevista a blogs de esquerda, nesta quarta-feira (19), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a aliança entre PT e PSB, mas ponderou que a sigla aliada deve respeitar os projetos de lideranças petistas. O pré-candidato a presidente da República sinalizou que o PT tem legitimidade para lançar um pré-candidato ao Governo de Pernambuco. Ele citou os nomes do senador Humberto Costa (PT) e da deputada federal Marília Arraes (PT) como opções.

"O PT mantém sua afinidade com PSB. O PSB tem o direito de lançar candidato em Pernambuco, é o Estado onde a direção é mais forte. Desta vez, tem duas pessoas como candidatas em potencial, Humberto Costa (senador) e Marília Arraes (deputada federal). Embora o PSB tenha o direito de indicar, não pode tratar o PT de forma pequena", afirmou.

Apesar da defesa de uma candidatura própria, Lula reforçou a lealdade de Humberto ao PSB, caso a sigla socialista decida lançar um nome na disputa majoritária. "“Humberto é muito leal na relação com o PSB. Se o PSB decidir pela candidatura, Humberto está fora”, destacou. 

O PSB quer o apoio dos petistas em seis estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Rio de Janeiro, Acre e São Paulo. Contudo, lideranças do PT estão lançando projetos majoritários em alguns desses estados que são considerados estratégicos para os socialistas. 

Um dos estados vistos como um dos mais tensionandos entre PT e PSB é São Paulo, onde Márcio França (PSB) e Fernando Haddad (PT) estão com os nomes colocados na disputa. Na entrevista, Lula disse ter respeito por França, mas fez elogios a Haddad. "Eu acho, com toda modesta, que o PT nunca esteve tão próximo de ganhar o governo (de São Paulo) como agora". 

Apesar do choque entre projetos em alguns estados, Lula negou que esteja apoiando a pré-candidatura do senador Fabiano Contarato no Espírito Santo, sinalizando uma aliança neste reduto. "Não temos candidato no Espírito Santo. Quando Contarato entrou no PT para ser candidato, foi dito a ele que estávamos conversando com PSB, que seria prazeroso ter ele, mas não para ser candidato", rebateu.

Veja também

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem
SAÚDE

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem

Newsletter