Lula pede ao PT para abrir mão de candidaturas estaduais em 2022, diz jornal

Instituto Lula

Com a volta do ex-presidente Lula (PT) no cenário eleitoral em que pretende disputar o Palácio do Planalto, em 2022, o petista começa a dar orientações ao Partido dos Trabalhadores. Segundo o jornal Extra, Lula teria orientado ao diretório nacional do PT que abra mão da candidatura nos estados nas eleições do próximo ano. A decisão só será reavaliada se nos estados nos quais o nome do ex-presidente seja favorito no pleito ou dispute cabeça a cabeça com o adversário mais bem avaliado nas pesquisas, explica o jornal.

O movimento ocorre dois dias após Lula se reunir com o governador Paulo Câmara (PSB) e lideranças nacionais do PT e PSB. Apesar do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, negar que o encontro foi para discutir cenário eleitoral, agora, com a instrução de Lula fica ainda mais evidente a brecha de uma possível aliança entre as duas legendas em 2022. 

Em Pernambuco, os dois partidos estão rompidos desde a conturbada eleição municipal de 2020, em que ambos lançaram como candidatos o atual prefeito João Campos (PSB) e a deputada federal Marília Arraes (PT).

Veja também

Projeto que cria comissão de enfrentamento ao racismo será votado
Câmara do Recife

Projeto que cria comissão de enfrentamento ao racismo será votado

Registro de chuvas acima da média histórica aumenta níveis de barragens da RMR

Registro de chuvas acima da média histórica aumenta níveis de barragens da RMR