Manifestantes fazem protesto pelo impeachment de Bolsonaro no Recife

Protesto contra o presidente Bolsonaro, no Recife - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Depois de pouco mais de uma hora e meia de percurso, o ato pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi encerrado, no Recife. Pessoas contrárias ao governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), se reuniram na Praça do Derby, na manhã deste sábado (24), na concetração para o protesto, que, a partir das 11h, seguiu até a Avenida Guararapes, nas imediações dos Correios. Foi o quarto protesto em escala nacional contra o presidente, desde maio.

Majoritariamente utilizando máscaras, as pessoas presentes ao protesto no Recife manifestaram, sobretudo, sua indignação contra o presidente, mas havia também cartazes e faixas contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e contra os militares que compõem o governo.

Estiveram presentes bandeiras de partidos como o PDT, PSB, PT, PSOL, PCO, PSTU e UP. Muitos militantes puxaram grito de guerra em favor do ex-presidente Lula (PT) e eram endossados, ou refutados, por motoristas que passavam pela Avenida Agamenon Magalhães, e por vezes se manifestavam em favor de Bolsonaro. 

Entre os movimentos populares e partidários presentes são ressaltadas, além do impeachment, pautas como a necessidade de aceleração na vacinação, um novo auxílio emergencial de R$ 600, e protesto contra a Reforma Administrativa que tramita no Congresso. 

 
Protesto contra Bolsonaro, no Recife (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

“Hoje o Brasil tem 125 milhões de brasileiros com dificuldade de acesso à alimentação digna, milhares de pessoas morrendo diariamente. Hoje a populacao, graças à CPI, está vendo o que é o governo Bolsonaro, um governo corrupto”, afirmou, durante a concentração do protesto, o deputado federal Carlos Veras (PT), frisando a necessidade de “derrubar Bolsonaro e defender a democracia”.

O presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, afirmou que o movimento de rua contra o presidente está em expansão. “Somente em Pernambuco estamos com atos em oito cidades, também temos atos no exterior. Se houvesse compra de vacinas da forma correta, milhares de pessoas teriam sido salvas. Existem muitos órfãos no Brasil por conta de Bolsonaro”, enfatizou.

Ao longo do percurso, movimentos sociais e políticos continuaram se manifestando em carros de som que seguiram com o ato. “A cada dia essa manifestação vem crescendo mais em todo o Brasil. Temos um governo que se elegeu com a mentira, com a calúnia e estamos vivendo no Brasil algo jamais visto em nossa história”, afirma o deputado Estadual João Paulo (PCdoB), acrescentando que já há “plenas condições para o impeachment do presidente”.

Protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

Veja também

COMPANHIA EXCELSIOR DE SEGUROS - EDITAL

COMPANHIA EXCELSIOR DE SEGUROS - EDITAL

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS