Marcílio Régio rebate adversário e promete hospital municipal em Goiana
Candidato apresentou propostas para saúde, segurança e infraestrutura
O candidato à Prefeitura de Goiana, Marcílio Régio (PP), rebateu as declarações do adversário Eduardo Batista (Avante), que afirmou não temer a disputa, apesar da votação expressiva do ex-prefeito Eduardo Honório (UB) na eleição anulada de 2024.
Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta terça-feira (1), Régio destacou que os 78,16% dos votos obtidos por Honório refletem a aprovação popular de sua gestão e não podem ser ignorados.
"Veja bem, um bom governo não desaparece assim. Eduardo Honório foi aprovado, fez um bom governo, é a marca dele. Estamos a 100 dias da saída dele e acho que isso faz medo. Com todo respeito, eu também tenho nome em Goiana, mas não se pode apagar a história. Não se acaba em 100 dias", declarou.
A eleição suplementar foi convocada após a anulação do pleito de 2024. Eduardo Honório venceu com ampla vantagem, mas teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que considerou sua eleição um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela Constituição.
Leia Também
• "Ninguém é dono de Goiana", crava Eduardo Batista, candidato a prefeito da cidade
• Candidatos à Prefeitura de Goiana serão sabatinados na Rádio Folha FM; confira as datas
• Eduardo Batista diz não temer disputa em Goiana e aposta na vontade de mudança da população
Propostas
Durante a entrevista, Régio apresentou suas principais propostas para o município. Entre as prioridades, ele destacou a construção de um hospital municipal em Tejucupapo para atender os distritos de Ponta de Pedra, Barra de Catuama e Carne de Vaca.
Segundo ele, a distância de cerca de 45 km até o hospital estadual Berlaminho Corrêa, que atende toda a Zona da Mata e parte da Paraíba, dificulta o acesso da população a serviços médicos.
"Meu sonho é construir um hospital municipal de porte médio no distrito para que os pescadores da cidade não sofram. Eles pagam R$ 15 por passagem para ir e voltar, sem contar os custos com alimentação", disse.
O candidato também defendeu a ampliação do quadro de funcionários da saúde por meio da contratação temporária até a realização de concurso público.
Infraestrutura
Para as áreas rurais, Régio prometeu a construção de um colégio e um posto de saúde em Mussumbú, além de investimentos em calçamento.
No litoral, ele afirmou que pretende atrair mais investimentos estaduais e privados para melhorar a mobilidade e a rede hoteleira da região.
Segurança pública
O candidato defendeu o armamento da Guarda Municipal dentro da lei, a instalação de câmeras de monitoramento em toda a cidade e a ampliação da iluminação de LED.
Além disso, prometeu buscar reforço policial junto ao governo estadual e criar uma delegacia em Ponta de Pedra, além de uma especializada para combater a violência contra a mulher.
Educação e cultura
Na área da educação, ele pretende oferecer cursos profissionalizantes voltados para o polo industrial da cidade, além de aulas de inglês, robótica e educação digital. Também prometeu finalizar três creches e construir uma nova em São Lourenço, que atenderia também Carne de Vaca.
Na cultura, garantiu que antecipará o repasse de recursos municipais para novembro e dezembro, assegurando que artistas locais recebam antes do carnaval.
Abastecimento
Régio destacou que Goiana tem grande oferta de água, mas sofre com um sistema de distribuição defasado. "Temos que investir e cobrar muito do Governo do Estado, pois o sistema é antigo e precisa ser renovado", disse. Ele também afirmou que vê com bons olhos a privatização da Compesa, caso seja bem administrada.
O candidato ainda citou a importância da construção do Arco Metropolitano para melhorar a mobilidade e o transporte no polo industrial de Goiana.
Confira a entrevista completa:



