Ouvidora do MPPE é reconduzida por aclamação à Presidência do Conselho Nacional de Ouvidores do MP

A ouvidora do Ministério Público de Pernambuco, Selma Magda Barreto, foi reconduzida, na sexta-feira (26), por aclamação, ao cargo de presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público Brasileiro (CNOMP) para o mandato de um ano que se inicia em março de 2022. Selma Barreto ocupou o cargo de diretora de Comunicação do CNOMP durante o ano de 2019, tornando-se presidente do conselho em março de 2020.

“Sinto-me lisonjeada com o apoio que tenho recebido dos meus colegas ouvidores do Ministério Público. Nesse mandato de 2022, daremos novos passos com vistas à padronização de protocolos de atuação das ouvidorias, respeitando as particularidades locais”, destacou a presidente do CNOMP. Ela ainda enfatizou outro objetivo de gestão: de que as ouvidorias ocupem efetivamente seu espaço junto à Administração Superior do Ministério Público como órgão estratégico vocalizador das demandas sociais, apto inclusive a desenhar o retrato das necessidades trazidas pela população através do estudo dos números compilados das manifestações encaminhadas pela sociedade às diversas áreas de atuação do MP.

A eleição aconteceu durante a 56ª Reunião Ordinária do CNOMP, realizada em Vitória do Espírito Santo, nos últimos dias 25 e 26. Na ocasião, a Ouvidoria do MPPE ainda apresentou ao colegiado sua experiência nas redes sociais, a partir do entendimento de que a ouvidoria também é órgão de comunicação pública, portanto, deve prestar orientações e informações à sociedade que promovam o controle social e instrumentalize o cidadão na busca pela garantia de direitos. “Ouvir é o início do processo de comunicação que se estabelece nas ouvidorias entre o cidadão e a organização. Nossa função só se completa pela resposta, que deve ser esclarecedora e instrumento de educação social”, explicou a ouvidora do MPPE.

Veja também

Após pressão de usuários, Twitter anuncia novo recurso para combater Fake News no Brasil
FAKE NEWS

Após pressão de usuários, Twitter anuncia novo recurso para combater Fake News no Brasil

Chile anuncia mudanças no isolamento e gestão da pandemia por variante ômicronVariante ômicron

Chile anuncia mudanças no isolamento e gestão da pandemia por variante ômicron