Paulo Câmara avança na reforma do Governo do Estado

A reforma administrativa que se impôs ao governador Paulo Câmara (PSB) por conta das eleições municipais de 2020 tem dividido a atenção do gestor socialista neste mês de janeiro. Com o desembarque do PT do governo de Pernambuco e a vacância da titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Paulo Câmara precisou sentar com aliados para redefinir o nome do seu novo auxiliar.

Ontem, após reunião com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o deputado estadual licenciado Claudiano Filho (PP), o nome de Claudiano foi confirmado para chefiar a pasta. O deputado estadual Clóvis Paiva, líder do PP na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), assegurou que a posse do novo secretário está marcada para este mês.

"Ficou marcado para dia 29, sexta-feira. Agora não sabemos se é de manhã ou à tarde ainda. Mas está confirmado. Claudiano Filho será o secretário de agricultura. Isso está confirmado já", disse. O progressista também comemorou a indicação do partido para chefiar mais um posto no primeiro escalão do governo do Estado.

"O partido sempre esteve com o governo. Foi um dos primeiros a declarar apoio a João Campos e é um partido que hoje tem 11 deputados estaduais, quatro vereadores e tem Eduardo da Fonte como o líder maior e presidente do partido. Então, é um partido grande e essa secretaria atende a necessidade de composição do partido. O partido já merecia uma atenção maior por parte do governo", avaliou Clóvis Paiva.

Atualmente, o PP possui na cota das indicações políticas, a secretaria de de políticas de prevenção à violência e às drogas, comandada por Cloves Benevides. A pasta tem forte influência cristã em suas fileiras. Segundo uma fonte do palácio, outras legendas como o MDB, Avante, PDT e PSD, também já haviam manifestado interesse em ser agraciado com uma eventual reforma administrativa.

A expectativa das legendas também paira sobre uma mudança no comando da assessoria especial, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Educação. As modificações seguem sendo debatidas nos bastidores do Palácio do Campo das Princesas mesmo com os esforços do governo centrados na distribuição da vacina da Covid-19.

Além desta secretaria, outro posto que ficou vago após as eleições - sobretudo após o resultado do Recife - foi a da chefe de gabinete. Com a vitória do agora ex-deputado, João Campos, na prefeitura da Capital, o primeiro suplente do PSB na Câmara dos deputados era o chefe de Gabinete do governador Paulo Câmara, Milton Coelho (PSB). O posto de Milton segue cobiçado por partidos da base aliada, mas ainda sem um nome cravado para assumir o cargo.

Veja também

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica
SAÚDE

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris
Jogos Olímpicos de Paris

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris

Newsletter