Pesquisador inglês conhece experiência pioneira do Barco Escola do Recife

Tim Gill participou de uma aula sobre meio ambiente junto com crianças da rede municipal - Divulgação
O especialista e pesquisador inglês em Primeira Infância, Tim Gill, esteve na tarde desta segunda-feira(09) a bordo do Barco Escola Águas do Capibaribe. Ele assistiu a uma aula sobre meio ambiente junto com alunos do 5º ano da Escola Novo Mangue, localizada na Joana Bezerra. Tim teve a oportunidade de navegar do Marco Zero, no Porto do Recife, até a Bacia do Pina, passando pelo Parque dos Manguezais (na altura do Shopping RioMar) seguindo até a Ilha de Deus.

Tim Gill é referência internacional em espaços urbanos para crianças e criador do dia Mundial do Aprender Brincando. Gill, que está realizando uma pesquisa mundial junto ao Churchill Fellowship project sobre experiências e projetos na área, escolheu a capital pernambucana como uma das referências em relação à Primeira Infância e, durante esta semana, irá conhecer as iniciativas locais voltadas para o tema. Recife possui mais de 70 ações voltadas para crianças de 0 a 6 anos.
}
No trajeto de barco, ele ficou impressionado com a beleza da cidade vista de um outro ângulo e afirmou que esse tipo de experiência é a melhor maneira de estudantes e a população dar importância para o rio. “Ver o rio de perto, sentir seu cheiro e conhecer as vidas que dependem dele é uma boa maneira de reconhecer sua importância para a cidade”, comentou Gill. Ele esteve acompanhado de representantes da Agência Recife para Inovação (ARIES) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

No Parque dos Manguezais no trecho do Shopping Rio Mar, acontece o encontro de cinco Rios: Ipojuca, Pina, Jiquiá, Tejipio e Jordão. A professora Mônica Coelho, que também é autora de livros infantis que tratam de meio ambiente, foi uma das que ministrou a aula durante o percurso e destacou que todas as vezes que as pessoas descartam o lixo em local incorreto, ele acaba nos rios e segue para os oceanos, prejudicando centenas de animais. “O manguezal serve de maternidade, berçário, refeitório e lar para muitos animais”, enfatizou.

Barco - Recife é pioneira na criação de um barco-escola, Águas do Capibaribe, que foi fundado há 16 anos com foco em ecopedagogia. Nele são realizados passeios-aula com até 50 pessoas nos turnos da manhã e tarde e a embarcação já atendeu mais 140 mil estudantes.

Veja também

Governo de Pernambuco firma acordos com província chinesa de Sichuan
Acordo

Governo de Pernambuco firma acordos de cooperação técnica com província chinesa de Sichuan

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport
Sport

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport

Newsletter