Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Políticos pernambucanos lamentam a morte do papa Francisco

Independentemente da posição ideológica, políticos destacam o perfil fraterno do pontífice

Papa Francisco, líder da Igreja CatólicaPapa Francisco, líder da Igreja Católica - Vatican Media/Handout/AFP

Matéria em atualização

Políticos pernambucanos de várias tendências ideológicas lamentaram a morte do papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21), às 2h35, no horário de Brasília, às 7h35, em Roma.

 

"Com profundo pesar, o mundo de despede do Papa Francisco, líder religioso que deixa uma história de generosidade e luta pelos mais necessitados. O Papa exerceu sua missão com sabedoria, batalhando contra intolerâncias, preconceitos e injustiças, promovendo esperança e buscando soluções para os conflitos que afligem a humanidade. Usou seu carisma e influência em favor da misericórdia, do entendimento e da paz. Sua partida nos traz tristeza, mas também gratidão pelo grande exemplo de perseverança e amor ao próximo. Que Deus possa nos consolar diante desta grande perda. Que possamos encontrar conforto no legado de amor e justiça deixado pelo Papa Francisco"
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB).

Estamos todos absolutamente consternados com a morte do Papa Francisco, que retornou, hoje, à Casa do Pai, aos 88 anos. O 1° Pontífice latino-americano, um líder religioso verdadeiramente imbuído da mensagem de Jesus. Somo-me a bilhões de pessoas  no mundo neste momento de dor

Senador da República, Humberto Costa

Com muita tristeza, recebi a notícia de que perdemos o Papa Francisco. Sua última aparição foi no Domingo de Páscoa, quando apelou a lideranças globais por mais recursos disponíveis para ajudar os necessitados e combater a fome. Além disso, ele falou também sobre o desarmamento. Primeiro papa latino-americano da história, ele sempre teve o combate à pobreza como prioridade e escolheu o nome de seu novo título em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos pobres.Nascido em Buenos Aires, em 1936, e filho de pais italianos, ele inspirou milhares de pessoas ao redor do mundo durante o seu papado, incluindo aqueles que não são católicos, por sua pela simplicidade, proximidade com os pobres e seu forte apelo à misericórdia e à justiça social. Que descanse em paz. Nós seguimos com fé por um mundo mais justo e de paz.

Senadora da República, Teresa Leitão

"O papa Francisco vai deixar saudade no coração de todos nós, sempre lutou em defesa da democracia, do diálogo e dos menos favorecidos. Alguém que veio ao mundo para exercer diariamente a palavra solidariedade. Que os seus ensinamentos de paz, amor e esperança possam inspirar a todos!"
Ministro de Portos e Aeroporrtos, Silvio Costa Filho

"Hoje, perdemos o nosso Papa.
O Papa Francisco, autêntico sucessor de Pedro, que alargou as portas da Igreja. Acolheu, em vez de excluir. Construiu pontes, em vez de muros. Uniu, num momento tão crítico da nossa Igreja, mostrou que ali, na Casa de Deus, é lugar dos que querem se curar e serem pessoas melhores - e não somente de perfeitos e irretocáveis, tampouco de apontar o dedo a quem erra. Viveu e colocou em prática o verdadeiro Evangelho de Jesus.
Estive com ele e falei da importância do processo de canonização de Dom Helder. Mas também agradeci por não desistir de mim. E de tantos.
Vai, Papa Francisco! São Pedro te recebe de braços abertos. Jesus, Maria e José estão em festa pra receber seu servo fiel!"
Vice-presidente nacional do Solidariedade, ex-deputada Marília Arraes 

A morte também repercutiu entre os políticos, independentemente da crença religiosa que se defenda.

"Um papa jesuíta, vindo do sul global, preocupado com o meio ambiente, com o povo mais pobre e com os vitimados por catástrofes muito humanas encerra seu ciclo de vida um dia após o domingo de Páscoa, tempo de renovação, renascimento.
Independente da fé que você professe, não houve como não admirar este homem que fez o que pode para aproximar a igreja católica dos importantes debates de nosso tempo.
Do alto de minha insignificancia agnóstica, penso com carinho no caminho de Jorge Mario Bergoglio enquanto já torço por um conclave pautado pela coexistência, a comunhão o cuidado com o planeta e nossas gentes."

Ex-vereador do Recife e dirigente do PSOL Ivan Moraes

“Francisco acolheu os pobres, os imigrantes, os excluídos. Foi contra a guerra e o genocídio, contra a economia da fome dos neoliberais e contra os privilégios dos bilionarios. Ao invés da louvação à prosperidade individual dos charlatões, pregou a simplicidade e o compromisso com os que sofrem. Contestou o credo capitalista e lembrou aos cristãos a mensagem pura do Cristo. Siga em paz, Francisco. Obrigado pelo amor e pela coragem.”
Dirigente do PT em Pernambuco, professor Pedro Alcântara

Próximo

 

Veja também

Newsletter