Pré-candidato a prefeito do Recife, Túlio Gadêlha assina manifesto climático de jovens pelo clima

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) assinou, neste sábado (1), o manifesto climático suprapartidário elaborado coletivamente por jovens lideranças e especialistas engajados mundialmente na pauta do clima. Essa atitude torna Túlio o primeiro pré-candidato à prefeitura do Recife a se comprometer com a causa ambiental do município.

O documento endossado pelo prefeiturável Túlio Gadêlha é uma iniciativa dos coletivos Youth Climate Leaders (YCL) e O Futuro que Queremos, que pode ser assinado por pré-candidatos, organizações e cidadãos. O objetivo dessa ação é reforçar o compromisso do pedetista em desenvolver uma plataforma que elabore políticas públicas voltadas a tornar a cidade mais sustentável, justa e inteligente.

Tendo em vista que o Recife é a 16ª cidade mais vulnerável à mudanças climáticas no mundo, segundo o estudo da Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o pré-candidato a prefeito Gadêlha considera imprescindível levar em consideração as propostas do manifesto desenvolvido por especialistas do mundo todo para a construção do seu projeto municipal.

Para o deputado federal, assumir o compromisso com a diversidade, a consciência coletiva e a governança climática é essencial para o Recife ter um ambiente saudável. "Costumam dizer que a nossa cidade não é planejada, mas eu discordo. Recife é planejado. A questão é: para quem?", pontua Gadêlha. "Diante da insustentabilidade do modelo de cidade que temos, que se destaca por ser a capital da desigualdade social no Brasil e sequer ter um plano de mobilidade aprovado, precisamos sair da zona de conforto e repensar o modelo de cidade que queremos", completa.

O Youth Climate Leaders, coautor do manifesto, é uma organização criada para treinar e conectar jovens com oportunidades profissionais na área de clima. "Os idealizadores do Manifesto, inclusive, se conheceram no nosso curso sobre liderança climática para o século XXI. Desde o início, apoiamos o projeto porque acreditamos que a carreira política é uma das formas mais impactantes de enfrentar a crise climática", comenta a fundadora e CEO da YCL, Cassia Moraes.

“O Manifesto (Jovens Políticos pelo Clima) surgiu pela ausência de conexão entre a pauta climática com a política”, avalia a Cofundadora do YCL e do Manifesto, Flávia Bellaguarda. Para ela, vivemos atualmente a maioria crise do século: a crise climática. “É muito difícil pensar na construção de uma sociedade melhor e mais resiliente sem levarmos em consideração esse fator”, ressalta.

Ao assinar esse manifesto, o pré-candidato pedetista se compromete em incluir as propostas do documento em seu plano de governo. Política de compostagem, educação alimentar, mobilidade urbana sustentável e acessível, agricultura urbana, conservação de ecossistemas e bioeconomia, saneamento básico e reaproveitamento de resíduos são algumas das pautas englobadas pelo projeto político.

No momento, a presidente da Juventude do PDT em Caruaru, Joana Grego; o presidente da Juventude do PDT de Maceió, Thiago Toledo; e a ativista ambiental Bruna Albuquerque também expressaram apoio público à causa.

O manifesto pode ser acessado pelo site: https://www.jovenspoliticospeloclima.com.br

Veja também

Diretora lança documentário sobre Dorival Caymmi: "Quero contar o que as pessoas não sabem"
FILME

Diretora lança documentário sobre Dorival Caymmi: "Quero contar o que as pessoas não sabem"

Mais de 280 milhões de pessoas sofreram insegurança alimentar aguda em 2023
FOME

Mais de 280 milhões de pessoas sofreram insegurança alimentar aguda em 2023

Newsletter