Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Pré-candidato ao Senado, ministro Silvio Costa Filho participa de ação do Governo Lula no HC

Durante o evento, o ministro afirmou que ainda é muito cedo para discurtir 2026

Silvio Costa Filho (Republicanos).Silvio Costa Filho (Republicanos). - Foto: Arthur Botelho/Folha de Pernambuco

Pré-candidato ao Senado e ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) reforçou sua presença nas ações do governo federal em Pernambuco neste sábado (5). O ministro participou da abertura do “Dia E”, iniciativa do governo federal' que tem como objetivo reduzir as filas de espera por cirurgias no país. Em Pernambuco, a ação foi realizada no Hospital das Clínicas, no bairro da Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.

A iniciativa acontece simultaneamente em 45 hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com os mutirões acontecendo em diversos estados, os ministros do governo Lula se dividiram para marcar presença nas solenidades locais. Deputado federal licenciado pelo estado, o republicano foi o representante do governo no mutirão do HC. 

Em sua fala, o ministro destacou o papel estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância da articulação entre os entes federativos para o fortalecimento da saúde pública no Brasil.

“Apesar de todas as dificuldades que a gente sabe que são inerentes ao nosso dia a dia, o Brasil é um exemplo na saúde pública para o mundo. A gente sabe a importância do Sistema Único de Saúde para o povo brasileiro, e a classe política, a sociedade, precisa cada vez mais, efetivamente, colaborar com a saúde brasileira”, afirmou.

Senado
Silvio também ressaltou a relação de confiança que mantém com o presidente Lula e o trabalho conjunto no Ministério, que tem abrangência em áreas estratégicas para o estado, como portos, aeroportos, hidrovias, rodovias e ferrovias. “Estamos buscando representar Pernambuco dentro do governo federal com ações que impactam diretamente a vida das pessoas, especialmente na saúde”, destacou.

Em meio às articulações políticas que já começam a se desenhar para as eleições de 2026, disputa eleitoral na qual o ministro é pré-candidato, Silvio afirmou que ainda é cedo para discutir a chapa, mas aproveitou para destacar a aliança com o prefeito do Recife e possível candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB). 

“Acho que está longe ainda as eleições de 2026, mas eu quero publicamente agradecer todas as manifestações de apoio para que a gente dispute o Senado em 2026. O apoio de sindicatos, de entidades, do setor produtivo, muitos prefeitos e ex-prefeitos, lideranças, vereadores. Na hora certa, de maneira coletiva, tomaremos a melhor decisão a favor de Pernambuco. Estaremos juntos ao lado do pré-candidato João Campos e, na hora certa, a gente vai avançar na posição da unidade da nossa frente em Pernambuco”.

O deputado federal licenciado destacou a atuação dos parlamentares pernambucanos no Congresso Nacional e o seu próprio trabalho para trazer investimentos ao estado.

“Temos senadores que merecem reconhecimento pelo trabalho em defesa de Pernambuco e uma bancada de deputados federais de excelência. Mas acredito que a hora é de unidade. Precisamos estar juntos, governo federal e Congresso Nacional, para garantir os investimentos e ações que o estado precisa”, afirmou o ministro.

O ministro aproveitou para enfatizou sua atuação em Brasília não apenas nas áreas diretamente ligadas ao seu ministério, mas também em outras frentes do estado. Segundo ele, o governo federal, sob a presidência de Lula, tem investido em saúde, rodovias, ferrovias, como a Transnordestina, e na liberação de recursos para diversos municípios pernambucanos.

“O trabalho conjunto é fundamental para o desenvolvimento econômico e para a geração de emprego e renda no estado.”, destacou.

 

Veja também

Newsletter