Prefeito de Arcoverde confirma criação da Secretaria da Mulher após encontro com a Delegada Gleide Ângelo

Arcoverde - Reprodução/Wikipedia

O prefeito de Arcoverde, Welington da LW (MDB), se reuniu com a deputada estadual Delegada Gleide Ângelo para discutir sobre a execução de políticas efetivas para o enfrentamento da violência doméstica e de apoio às mulheres do município do Sertão. Na ocasião, o prefeito confirmou a ampliação da Coordenadoria para Secretara da mulher Arcoverdense.

Já a deputada destacou a importância e o comprometimento da gestão para a realização de ações no combate à violência e para o enfrentamento ao feminicídio, através de campanhas que discutam as diversas formas que o preconceito e a violência contra a mulher se apresentam no dia a dia, como algumas das práticas que podem colaborar na prevenção e no empoderamento feminino.

“Vamos destinar emendas parlamentares para auxiliar na concretização das ações de cuidado e de amparo às mulheres de Arcoverde. O desafio no interior do estado é imenso, não apenas pela cultura machista há muito enraizada, mas também pela necessidade urgente de articulações entre os municípios para a criação desta rede em nome das mulheres. Friso a relevância desta Secretaria em favor a todas as mulheres da cidade”, explicou a parlamentar.

A Delegada também conheceu o trabalho do grupo cultural Baque Mulher Arcoverde, que usa a sabedoria popular do coco de roda e do maracatu, fortes tradições locais cujas representatividade são reconhecidas nacionalmente, em favor do enfrentamento da violência doméstica das mulheres sertanejas.

“É maravilhoso o trabalho feito por essas mulheres fortes, guerreiras. A gente sabe das dificuldades para elas se apropriarem de um cenário tradicionalmente masculino. Esse grupo se transformou num espaço de empoderamento das mulheres, porque elas discutem as dificuldades no dia a dia umas das outras e, juntas, trabalham assuntos como machismo, agressão, violência e vulnerabilidade. Elas vivem na prática o significado da sororidade. Isso é política de mulheres, para mulheres”, comenta.

Veja também

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter