Prefeito de Jaboatão diz que vacina "renova esperanças", mas que é preciso manter cuidados

Divulgação

A vacinação contra a Covid-19, no município do Jaboatão dos Guararapes, teve início nesta terça-feira (19), e quem recebeu a primeira dose foi a técnica de enfermagem do SAMU, Nayara Silva Rodrigues. Nesta primeira remessa, são 13.356 doses que serão aplicadas nos profissionais de saúde que atuam em UTI Covid, SAMU, enfermaria SRAG, UPA, vacinadores, coletadores de RTPCR e equipe da Vigilância Epidemiológica que trabalha diretamente nos casos da pandemia. Nesta quarta-feira (20), a vacinação também atenderá aos 1.200 idosos e funcionários das 24 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas em Jaboatão.

O prefeito Anderson Ferreira acompanhou as primeiras aplicações, na base do SAMU, em Piedade, e ressaltou a importância da vacinação. “Essa vacina renova as nossas esperanças. As doses virão por etapas, por isso é fundamental que todos mantenham o uso da máscara, a higienização e o distanciamento social, até todos estarem imunizados. Tão importante quanto a vacina, são os cuidados que devemos tomar”, ressaltou.

Anderson também garantiu que Jaboatão está preparado para vacinar o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. “Vamos fazer o agendamento da data, hora e local através do aplicativo De Olho na Consulta, que pode ser baixado no celular e terá uma aba exclusiva para a vacinação contra a Covid-19. Mas também teremos pontos nas policlínicas da rede municipal de saúde, onde nosso pessoal dará apoio a quem necessitar. O agendamento é importante para evitar aglomerações. Além disso, vamos identificar quem precisa ser atendido em domicílio e também marcaremos a vacinação em um local próximo à residência da pessoa”, explicou.

Conforme a chegada das doses, serão montados pontos estratégicos para atender às pessoas que agendarão a vacinação. “Já temos estrutura, câmaras frias para armazenar mais de 600 mil doses e pessoal treinado. Montaremos pontos de drive-thru. Jaboatão é referência no cumprimento de metas de vacinação e agora o esforço será ainda maior”, assegurou o prefeito.

Nayara Silva Rodrigues disse ter ficado emocionada ao saber que seria a primeira a ser vacinada. “Nós, que estamos na linha de frente, sabemos o que é essa doença. Todos os dias ajudamos a salvar vidas e, agora com essa vacina, temos a esperança de que tudo vai melhorar. Ter sido a primeira foi muito emocionante”, disse Nayara.

A vacinação foi dividida em quatro fases. Nesta primeira etapa, conforme a programação do Ministério da Saúde, estão sendo vacinados os profissionais da saúde e idosos, que também já têm garantida a segunda dose.

Veja também

Apesar da violência e da covid, papa Francisco inicia viagem histórica ao Iraque
Papa Francisco

Apesar da violência e da covid, papa Francisco inicia viagem histórica ao Iraque

Jaboatão dos Guararapes amplia horário de vacinação contra Covid-19
SAÚDE

Jaboatão dos Guararapes amplia horário de vacinação contra Covid-19