Prefeito sanciona Lei que declara Paulo Freire Patrono da Educação do Recife

Vereador do Recife Rinaldo Júnior (PSB) - Divulgação / Câmara Municipal do Recife
Foi publicado no Diário Oficial deste sábado (9), a Lei de número 18.658/2019, sancionada no dia 06/11/2019 pelo Prefeito do Recife Geraldo Julio, que declara o recifense Paulo Freire Patrono da Educação do Recife. De autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), o projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife no dia 15/10, no Dia do Professor, em primeira e segunda discussão.

De acordo com o Projeto de Lei do vereador, em seu Art. 1º, "...Declara o Educador, Pedagogo e Filósofo Recifense Paulo Freire Patrono da Educação do Recife, em razão da dedicação de grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre e dos relevantes serviços prestados à educação no Brasil".

Em seu discurso na Câmara, no Dia do Professor, quando a matéria foi aprovada, o vereador Rinaldo Junior (PSB) aproveitou para criticar o presidente Jair Bolsonaro. “Em contraponto ao presidente Jair Bolsonaro, que chegou até a afirmar, em seus momentos de loucura, que se pudesse lançaria um lança-chamas em toda a obra de Paulo Freire, ameaçando até retirar o nome do educador do título de Patrono da Educação do Brasil, eu subo à tribuna na tarde de hoje, primeiramente para saudar todos os professores e professoras, nessa data tão especial, e aproveitamos para anunciar nosso Projeto de Lei Ordinária que declara o recifense Paulo Freire Patrono da Educação do Recife.

Professor, educador, pedagogo, escritor, filósofo, o recifense Paulo Freire foi o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo, por isso o nome deste ilustre recifense merece ser exaltado e seu legado reconhecido. E por isso, o nosso projeto declara o Educador Recifense Paulo Freire Patrono da Educação do Recife em razão da dedicação de grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre e dos relevantes serviços prestados à educação no Brasil”, ressaltou Rinaldo Junior.

Veja também

Samsung libera os recursos de IA para novos dispositivos da linha Galaxy nesta sexta (29)
TECNOLOGIA

Samsung libera os recursos de IA para novos dispositivos da linha Galaxy nesta sexta (29)

Diablo IV é disponibilizado para Game Pass; confira os valores da assinatura
GAMES

Diablo IV é disponibilizado para Game Pass; confira os valores da assinatura

Newsletter