Prefeitura de Caruaru promove a Semana Cultural Afro Brasileira

As ações serão promovidas em diversos locais da cidade com o intuito de celebrar a Semana da Consciência Negra - Divulgação
A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), com a participação da sociedade civil organizada, irá realizar desta terça-feira (19) até o próximo domingo (24) a Semana Cultural Afro Brasileira. As ações acontecerão em diversos locais da cidade com o intuito de celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e promover a reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.

A semana comemorativa será direcionada aos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e afro-indígena, ativistas do movimento negro, acadêmicos, porém será aberta para todos os públicos. A programação prevê diversas ações para exaltar a cultura negra em Caruaru com homenagens a personalidades e grupos caruaruenses que contribuem diretamente com da cultura afro brasileira no município. O evento também conta com apoio do Coletivo Afro Brasileiro Bará Àsá, Movimento Roda de Timbal na Vêia, Bará Cultural Produções, Ilê Axé Maroketu Yemanjá Ogunté, Emoriô Stúdio, Cia Ori, Grupo Raça Nobre Capoeira, Contemporânea, ASFOC, entre outros.

O dia da Consciência Negra foi criado com o objetivo de relembrar a importância de Zumbi dos Palmares, herói nacional e ícone da resistência negra e do combate à escravidão.

Programação da Semana Cultural Afro Brasileira 2019

As ações começam oficialmente nesta terça-feira (19) com um concurso de beleza negra durante todo o dia na Escola Prof. José Bione de Araujo. Já no dia da Consciência Negra, na quarta-feira (20), será realizada a solenidade de entrega do Título de Notório Saber da Cultura Afro Brasileira 2019 no Auditório do Museu do Barro, às 19h. Receberão a honraria o remanescente quilombola Givaldo Felipe Cavalcanti de Serra Verde, o Ilê Axé Maroketu Yemanjá Ogunté, o Boi Nelore, o músico percussionista Kleber Ramos, o cantor Azulão, Magão da Capoeira e a Irmandade Elekô.

Na quinta-feira (21) serão realizadas as oficinas de dança afro com a Cia Ori na parte da manhã na Escola Prof. José Bione de Araúj, e à tarde na Escola Municipal Professora Teresa Neuma Pereira Pedrosa. No mesmo dia terá o Workshop de Percussão “Fusão Rítmica” com os músicos Petrúcio Cruz, Junior Franceis e Fernando Ribeiro no Teatro João Lyra Filho, das 19h às 21h. Já na sexta-feira (22) será realizado o Encontro Percussivo de Caruaru com a Roda de Timbal na Veia. O evento será no Pátio de eventos, ao lado do Museu do Barro, a partir das 18h.

O sábado (23) será reservado para ações no Monte do Bom Jesus com as apresentações da “Capoeira Sobe ao Monte” com o Grupo Raça Nobre, a partir das 14h. Para fechar a semana, no domingo (24) terá o Samba no Monte, também no Monte Bom Jesus. A ação contará com apresentações musicais de diversos cantores e cantoras da cidade no Anfiteatro, a partir das 16h. Para esta atividade serão disponibilizadas duas vans da prefeitura para transportar o público no início da rodagem até a Igreja do Monte.

Veja também

Pacheco diz que Senado avalia reduzir alcance da PEC que turbina ganhos de juízes e procuradores
Brasil

Pacheco diz que Senado avalia reduzir alcance da PEC que turbina ganhos de juízes e procuradores

Lula diz que união da oposição contra Maduro na Venezuela é 'extraordinária'
Declaração

Lula diz que união da oposição contra Maduro na Venezuela é 'extraordinária'

Newsletter