Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Prefeitura do Recife e TJPE celebram convênio voltado aos processos de regularização fundiária

Acordo inclui sete Cartórios de Imóveis para acelerar liberação documental dos programas municipais

João Charamba, chefe do Gabinete do ProMorar.João Charamba, chefe do Gabinete do ProMorar. - Foto: Leandro Lima/TJPE

A Prefeitura do Recife celebrou nesta segunda-feira (09) convênio junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da sua Corregedoria, e sete Cartórios de Imóveis do Recife.  O objetivo é acelerar os processos de solicitação de documentos cartoriais destinados a regularizações fundiárias pelos programas A Casa É Sua e ProMorar.

“O processo de regularização fundiária do Recife, para além de um direito civil, é uma reparação histórica necessária. Estamos falando de territórios denominados, sobretudo, como Zonas Especiais de Interesse Social, as ZEIS, e de Comunidades de Interesse Social, as áreas CIS, que têm como uma de suas mais fortes características a luta pelo direito à moradia. Mas para que os processos de regularização fundiária aconteçam, precisamos que os cartórios de imóveis acelerem a busca e a entrega das matrículas dos imóveis indicados bem como as certidões que são indispensáveis para que a Prefeitura do Recife dê sequência à formalização dos títulos e registros de posse. Por isso que o convênio assinado hoje é fundamental”, esclarece Felipe Matos, secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento. 

De acordo com o convênio, a celeridade no tempo de resposta aos pedidos de documentação pelos programas pode vir de parcerias, reforço de equipes, priorização dos atendimentos ou instrumentos administrativos a serem adotados pelos sete Cartórios de Imóveis do Recife. 

"Este convênio representa um avanço concreto na garantia do direito à moradia. A união entre Prefeitura, Judiciário e cartórios agiliza processos e leva dignidade a milhares de famílias recifenses. É uma ação estratégica para o ProMorar, ao permitir maior agilidade na obtenção dos documentos necessários para os processos de regularização fundiária do programa. Estamos transformando burocracia em cidadania”, declarou João Charamba, chefe do Gabinete do ProMorar.

 

Veja também

Newsletter