Procurador eleitoral critica candidatos que vêm promovendo aglomerações nas eleições

Procurador Regional Eleitoral de Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva - Reprodução

O procurador Regional Eleitoral de Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, faz críticas aos pré-candidatos que vêm promovendo aglomerações durante a campanha para as eleições. Por conta da Covid-19, muitas novas regras de saúde foram adotadas visando evitar o contágio em massa da população, e o receio do procurador é de os eventos promovidos pelos candidatos levem a um aumento dos índices da doença. 

“Eu tenho realmente muito receio pessoal e como profissional do Ministério Público de que, agora, com a campanha eleitoral, esse número (de incidência de Covid-19) volte a aumentar porque, infelizmente, nós estamos vendo candidatos e candidatas e dirigentes partidários promovendo aglomerações de forma totalmente irresponsável”, destacou. 

Em entrevista ao Programa Folha Política da Rádio Folha FM 96.7, nesta terça-feira (22), Wellington Saraiva avaliou que os protocolos e regras sanitárias adotados pela Justiça Eleitoral asseguram que o eleitor estará resguardado do contágio no seu local de votação. 

“O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais estão tomando todas as cautelas possíveis para que o ato de votar seja um ato seguro. Recentemente, o TSE divulgou um manual de regras sanitárias para o dia da eleição. Eu li esse manual, é um manual de mais de 20 páginas e os protocolos que estão ali, realmente, na minha opinião, oferecem segurança as pessoas”, afirmou.

Algumas das regras observadas pelo procurador no manual é a marcação de lugar para evitar a aglomeração de pessoas na fila de votação, respeitando a distancia mínima de 1,5 metros de distância, a diminuição do tempo de permanência do eleitor na sessão de votação com a retirada da obrigatoriedade da coleta de biometria, entre outras.

 

Ouça a entrevista completa no podcast abaixo:

.

Folha de Pernambuco · 22.09.20 - Folha Política com Wellington Cabral Saraiva - Procurador Regional Eleitoral PE