Procurador eleitoral critica candidatos que vêm promovendo aglomerações nas eleições

Procurador Regional Eleitoral de Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva - Reprodução

O procurador Regional Eleitoral de Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, faz críticas aos pré-candidatos que vêm promovendo aglomerações durante a campanha para as eleições. Por conta da Covid-19, muitas novas regras de saúde foram adotadas visando evitar o contágio em massa da população, e o receio do procurador é de os eventos promovidos pelos candidatos levem a um aumento dos índices da doença. 

“Eu tenho realmente muito receio pessoal e como profissional do Ministério Público de que, agora, com a campanha eleitoral, esse número (de incidência de Covid-19) volte a aumentar porque, infelizmente, nós estamos vendo candidatos e candidatas e dirigentes partidários promovendo aglomerações de forma totalmente irresponsável”, destacou. 

Em entrevista ao Programa Folha Política da Rádio Folha FM 96.7, nesta terça-feira (22), Wellington Saraiva avaliou que os protocolos e regras sanitárias adotados pela Justiça Eleitoral asseguram que o eleitor estará resguardado do contágio no seu local de votação. 

“O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais estão tomando todas as cautelas possíveis para que o ato de votar seja um ato seguro. Recentemente, o TSE divulgou um manual de regras sanitárias para o dia da eleição. Eu li esse manual, é um manual de mais de 20 páginas e os protocolos que estão ali, realmente, na minha opinião, oferecem segurança as pessoas”, afirmou.

Algumas das regras observadas pelo procurador no manual é a marcação de lugar para evitar a aglomeração de pessoas na fila de votação, respeitando a distancia mínima de 1,5 metros de distância, a diminuição do tempo de permanência do eleitor na sessão de votação com a retirada da obrigatoriedade da coleta de biometria, entre outras.

 

Ouça a entrevista completa no podcast abaixo:

.

Folha de Pernambuco · 22.09.20 - Folha Política com Wellington Cabral Saraiva - Procurador Regional Eleitoral PE

Veja também

Dirigente diz que BCE ainda precisa estar convencido sobre inflação, antes de cortar juros
Europa

Dirigente diz que BCE ainda precisa estar convencido sobre inflação, antes de cortar juros

Alta concentração do vírus da gripe aviária é detectada em leite cru nos EUA
infecções

Alta concentração do vírus da gripe aviária é detectada em leite cru nos EUA

Newsletter