Programa “Luz do Povo” é sancionado e vai garantir energia mais barata para os brasileiros
Projeto relatado por Fernando Filho busca beneficiar mais de 100 milhões de pessoas
O presidente Lula sancionou nesta quarta-feira (08) a Medida Provisória 1300/25, que foi convertida na Lei 15.235/25, e criou o programa “Luz do Povo”. O projeto teve como relator o deputado Fernando Filho (União), que assumiu o texto em maio deste ano.
A política pública será financiada pelo fundo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e busca beneficiar mais de 100 milhões de pessoas em todo o país. Destas, 60 milhões estarão isentas de pagar as contas de energia, e as outras 55 milhões serão beneficiadas com descontos a partir das faixas de renda.
Leia Também
• "Muita gente quer ver a gente brigando", diz Fernando Filho sobre disputa de futura federação
• Fernando Filho não antecipa debate, mas crava nome de Miguel para o Senado
• Mais de 461 mil famílias tiveram conta de energia zerada no Estado, em agosto
As famílias contempladas precisam estar inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. Famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), indígenas e quilombolas de baixa renda também estão incluídas.
“Essa lei vai garantir acesso à energia de qualidade e preço justo para milhões de brasileiros, especialmente os que mais precisam.”, afirmou Fernando.
*Com informações da assessoria



