Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Projeto de Lei propõe criação do Dia Nacional dos Mártires da Confederação do Equador

A proposta busca reconhecer oficialmente o legado de um dos movimentos mais emblemáticos da história

Projeto de Lei propõe criação do Dia Nacional dos Mártires da Confederação do EquadorProjeto de Lei propõe criação do Dia Nacional dos Mártires da Confederação do Equador - Divulgação

Neste 20 de agosto, data que marca o nascimento de Frei Joaquim do Amor Divino Caneca — o Frei Caneca — ganha força no Senado Federal o Projeto de Lei nº 3535/2025, que propõe instituir o Dia Nacional dos Mártires da Confederação do Equador. A proposta, de autoria da Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação, busca reconhecer oficialmente o legado de um dos movimentos mais emblemáticos da história republicana brasileira.

A Confederação do Equador foi um levante político ocorrido em 1824, iniciado em Pernambuco,  em reação à dissolução da Assembleia Constituinte por D. Pedro I. Defendia um modelo federativo descentralizado.

A repressão imperial resultou na execução de líderes como Frei Caneca, Tristão Gonçalves, Padre Mororó e Agostinho Bezerra, e no exílio de Emiliano Felipe Benicio Mundrucu. 

No projeto de lei, a escolha da data de comemoração é justificada por ser o nascimento de Frei Caneca, um dos principais nomes da Confederação. “Sua atuação política e intelectual, ao lado de seu sacrifício pessoal, executado por fuzilamento, tornaram-no símbolo da resistência contra o autoritarismo e em defesa do federalismo republicano no Brasil pós-independência”, diz a justificativa. 

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente da Comissão responsável pela proposta, destaca que a Confederação do Equador propunha um modelo de país federativo e de Constituição soberana. “Ao reconhecer seus mártires, estamos reafirmando que a democracia brasileira também foi construída nas vozes que desafiaram o poder central em nome da justiça e da liberdade.”

A proposta foi debatida em audiências públicas durante as comemorações do bicentenário da Confederação do Equador. Se aprovada, fará justiça histórica aos personagens que pagaram com a vida por seus ideais.

 

Veja também

Newsletter