PSB critica Jair Bolsonaro e sai em defesa de João Campos e Paulo Câmara

Legenda que abriga o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos, o diretório nacional do PSB se reuniu no último sábado para se posicionar sobre o cenário atual do País e tirar as perspectivas da legenda para as próximas eleições. O resultado é um documento com análise de conjuntura nacional com críticas a políticas do Governo Bolsonaro na condução da pandemia, o atraso na vacinação, “a partidarização do Ministério da Saúde”, a crise econômica e os decretos para liberação de armas.

No texto, o partido sai em defesa dos governadores e prefeitos da legenda. Segundo o PSB, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atrapalha o trabalho dos gestores e adota uma política ineficiente no combate à Covid-19.

“Não satisfeito em manter uma não política de saúde face à pandemia, o presidente da República tem realizado todos os esforços a seu alcance para atrapalhar aqueles que têm se desdobrado para modificar o cenário atual, particularmente governadores e prefeitos, que se deparam de modo mais imediato com o sofrimento da população e as agruras a que vem sendo submetida”, bate.

“Louve-se, nesse sentido, a clareza política e  firmeza de propósitos que têm tido os governadores de nosso partido no combate à pandemia – Paulo Câmara (PE) e Renato Casagrande (ES) –, que se deparam com falta de recursos, pessoal técnico em saúde próximo do esgotamento, mau humor da população com o prolongamento de medidas restritivas e, finalmente, uma saraivada de fake news disparadas pelo primeiro mandatário do País e, mesmo assim, seguem firmes com as medidas necessárias a salvar vidas”, avalia o documento.

Segundo o texto, o presidente Jair Bolsonaro usa a desinformação para atacar os gestores e criar uma cortina de fumaça para desviar a atenção da sociedade, 
“Dentre as fake news presidenciais, algo que se tornou comum é a desinformação reiterada sobre a realidade dos repasses feitos pelo governo federal aos estados, sempre com o propósito de insinuar que os governadores estão sendo ineptos no uso dos recursos, quando não se busca “denunciar” a malversação de recursos públicos, como se nas instâncias subnacionais houvesse uma bandalheira com dinheiros destinados ao enfrentamento da pandemia. É evidente, no entanto, que essas acusações não passam de cortina de fumaça, para desviar as atenções da responsabilidade objetiva, material, do governo federal pelos rumos trágicos tomados pela crise sanitária”, critica.

A atuação na crise sanitária dos prefeitos João Campos e JHC (Alagoas) também é defendido pelo partido. “Cabe ressaltar neste tópico, também, o excelente trabalho realizado pelos prefeitos João Campos (Recife) e JHC (Maceió), além de outros tantos companheiros prefeitos (as) do partido, que têm estado ombro a ombro com seus concidadãos nesse momento de angústia e sofrimento”, afirmou.

Eleições

No documento aprovado no último sábado, o partido defende que sua prioridade nas próximas eleições será montar chapas próprias para disputar mandatos federais e conseguir passar pela cláusula de desempenho prevista na legislação eleitoral. Para o próximo pleito, a prioridade da legenda será atrair quadros para a disputa federal e potencializar candidaturas a governador do Estado e Senado, que demonstrem efetiva viabilidade eleitoral. Sobre a decisão para as próximas eleições presidenciais, ficou decidido que, salvo decisão contrária, a escolha do candidato apoiado pela sigla só deverá ser tomada no início do próximo ano. A avaliação é que a consolidação do cenário para a disputa somente ocorrerá em 2022.

“A decisão sobre a sucessão do atual presidente, por sua vez, poderá ficar, salvo decisão contrária, para o início do próximo ano, oportunidade em que os cenários para a avaliação do tema estarão efetivamente amadurecidos, inclusive quanto à conjuntura que deverá orientar os rumos das disputas políticas no pleito presidencial. Evidentemente não se pode interditar o debate sobre esta temática, algo até mesmo natural e saudável para que se refinem as percepções e estratégias que deverão nortear a decisão final do partido”, afirmou.

Veja também

Portos em busca da multimodalidade 
Coluna Movimento Econômico

Portos em busca da multimodalidade 

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza

Newsletter