PT-PE vai criar plano de governo e estabelecer as bases para eleições de 2026 com grupo de trabalho
Oficialmente chamada de Grupo de Tática Eleitoral, instância definirá chapa proporcionais
A criação do grupo de tática eleitoral (GTE) foi aprovada no encontro do Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco ontem. A iniciativa visa promover o alinhamento político e organizar o partido para as eleições de 2026, inclusive indicando os candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa de Pernambuco. O GTE terá os membros nomeados na próxima reunião da executiva do partido e de acordo com a proporcionalidade das chapas no último Processo de Eleição Direta (PED).
De acordo com o presidente da sigla no estado, o deputado federal Carlos Veras, o grupo será responsável por criar as propostas para o congresso nacional do partido em 2026, que já está marcado para os dias 6 e 7 de abril. Além disso, a criação de um plano de governo estadual e de propostas para o plano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também estão entre as atribuições do grupo.
“Pernambuco vai contribuir com as propostas de plano de governo do presidente Lula em 2026, mas também vai elaborar o seu para Pernambuco. Com o GTE, a gente entra no processo de discussão do calendário eleitoral, da montagem das chapas proporcionais e também da discussão do arco de alianças”, explicou o presidente.
Leia Também
• Análise: André Campos avalia dificuldade de partidos para montar chapas
• Carlos Veras é empossado como o novo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores
• Presidente eleito do PT em Pernambuco cobra dos líderes dedicação ao partido
Apoio
Apesar de apresentar um plano de governo, o partido não definiu candidatura ao governo do estado em 2026, e tem caminhado para apoiar o prefeito do Recife, João Campos (PSB), embora ainda não se admita publicamente. Veras destacou, no entanto, que o apoio da sigla petista exigirá a pactuação de compromissos por parte do candidato que o receber.
“Não vamos participar de uma aliança que a gente não participa da construção do plano de governo, do jeito de governar. Então, por isso, nós temos que chegar com uma proposta, um plano para ser apresentado. Para apoiar qualquer candidato, ele precisa também acolher algumas propostas do partido”, destacou.
Ainda de acordo com Veras, o principal objetivo do partido para 2026 é garantir as reeleições do presidente Lula e do senador Humberto Costa. O crescimento da bancada de parlamentares da legenda também está entre as metas estabelecidas.



