Raquel e Priscila convidam os 184 prefeitos pernambucanos para encontro em Caruaru

Conversa será nesta quarta e repete estratégia usada com deputados estaduais e federais

Governadora eleita e a vice reuniram, em novembro, deputados estaduais desta e da próxima legislatura - Foto: Janaína Pepeu/Divulgação

A governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), recebe em casa, na tarde desta quarta-feira, os prefeitos dos municípios pernambucanos. Independentemente de partido, os 184 chefes de Executivo foram convidados. O encontro acontecerá às 14h30 no Espaço Renato Machado, PE-95, KM 01, em Caruaru, cidade do Agreste que a futura governadora administrou por seis anos e onde ainda mora com a família. O encontro também terá a presença da vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania), coordenadora da equipe de transição. 

As futuras gestoras querem dar aos prefeitos o mesmo recado que repassaram à bancada de deputados estaduais (os atuais e os da próxima legislatura) com quem se reuniram no dia 16 de novembro em um hotel em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife; e aos deputados federais, com os quais Raquel Lyra conversou em Brasília no começo do mês passado. Vão dizer a eles que desde o dia 31 de outubro, quando já se sabia o resultado do pleito, os palanques foram desmontados. E desejam, principalmente, deixar os caminhos abertos para discutirem projetos e prioridades locais e para o Estado.

 

Para o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e deputado eleito, José Patriota (PSB), a iniciativa “é salutar”. “Ela está sendo coerente com o discurso feito logo após o resultado do segundo turno, quando avisou que a campanha acabou e é hora de trabalhar por Pernambuco”, destacou Patriota, que participou do encontro com os estaduais e estará em Caruaru nesta quarta.

“Ela (Raquel) é uma importante ponte com o Governo Federal, pois há questões decididas em nível nacional que repercutem diretamente nos Estados e também nos municípios”, lembrou, citando como exemplos a redução do percentual do ICMS e o piso nacional da enfermagem. “Esses e outros temas precisam ser discutidos conjuntamente”, enfatizou Patriota. 

No balanço logo após o encontro com a bancada estadual, a governadora eleita disse não fazer reunião para tirar retrato. “Nossa ideia é mantermos um diálogo permanente e cumprirmos os compromissos com a população de Pernambuco. Pedir união em torno de um projeto só: o de fazer Pernambuco voltar a crescer, com mais igualdade, sem deixar ninguém para trás", declarou, no Beach Class Convention Resort, em Boa Viagem, onde aconteceu a reunião. 

Na mesma ocasião, Priscila Krause reforçou que o encontro era mais um processo que faz parte da transição. "Estamos abrindo as portas de um governo que se inicia e dizendo que o nosso diálogo se dará de forma permanente", avisou. 

Veja também

Quem deve ser a próxima Líder do BBB 24? ''Seria muito melhor a Bia'', diz brother
BBB 24

Quem deve ser a próxima Líder do BBB 24? ''Seria muito melhor a Bia'', diz brother

Bartolomeo está confiante que Conselho da Vale decidirá de forma profissional se ele fica no cargo
Vale

Bartolomeo está confiante que Conselho da Vale decidirá de forma profissional se ele fica no cargo