Raul Henry propõe criação de CPI para apurar colapso do sistema de saúde em Manaus

O deputado Raul Henry (MDB-PE) apresentou, nesta terça-feira (19), na Câmara Federal, proposta para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, com a finalidade de investigar as causas e os responsáveis pelo colapso do sistema de saúde em Manaus, no Amazonas. Segundo ele, o Parlamento não pode se omitir diante do ocorrido. "A impunidade não pode prevalecer ante a negligência criminosa que foi praticada contra o povo do Amazonas", afirmou.

Em nota enviada à imprensa, o deputado aponta que dados do Ministério da Saúde indicavam que o número de internações em Manaus dobrou em uma semana, saindo de 36 casos, em 20 de dezembro, para 88 casos, em 27 de dezembro. Ele lembra que o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, reuniu o seu secretariado, no dia 28 de dezembro, e foi decidido que um grupo técnico seria enviado para avaliar a situação em Manaus. Contudo, a comitiva só chegou na cidade no dia 3 de janeiro de 2021. Já no dia seguinte, 4 de janeiro, o governo reconheceu a possibilidade iminente de colapso do sistema de saúde, dentro de 10 dias.

"Mesmo diante de todas essas alarmantes evidências, o que se viu foram pessoas indo a óbito por asfixia, pela impossibilidade do socorro adequado", critica.

 

Veja também

'Your Honor' marca o retorno de Bryan Cranston na TV
Uma Série de Coisas

'Your Honor' marca o retorno de Bryan Cranston na TV

Apesar da violência e da covid, papa Francisco inicia viagem histórica ao Iraque
Papa Francisco

Apesar da violência e da covid, papa Francisco inicia viagem histórica ao Iraque