Recife promove 1° encontro entre as capitais que são polos de Carnaval no país

Diego Nigro/divulgação/PCR

Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Essas cinco cidades formam o principal roteiro turístico no período de Carnaval. Depois de um ano com todas as atividades suspensas e pensando na viabilidade sanitária de realizar a principal festa popular do Brasil, representantes dos governos municipais dessas capitais se reunirão online na noite de hoje (29.11), às 19h. Representado a Prefeitura do Recife nesse primeiro encontro estarão o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos, a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e o secretário de Cultura, Ricardo Mello.

Nesse primeiro encontro, secretários e secretárias apresentarão o panorama geral sobre o avanço dos seus planos municipais de vacinação contra a covid-19. Será possível conhecer algumas iniciativas para garantir que a população se vacine e alguns indicadores que auxiliam nas tomadas de decisões locais na flexibilização das medidas de convivência. O objetivo central dessas discussões, que são consultivas, é a troca de informações que ajudem na construção de consensos sobre a possível realização do Carnaval. Outros dois encontros deverão acontecer para aprofundar e avançar na temática.

“A reunião não tem caráter deliberativo. Esse primeiro momento é importante para conhecer os dados gerados a partir da contenção da covid nessas cidades, que são polos importantíssimos do Carnaval. Trocaremos ideias e informações considerando a prudência como o principal indutor das decisões que serão tomadas mais adiante, independente de quais sejam elas”, explica o secretário Felipe Matos.

Na ocasião, os secretários municipais do Recife apresentarão os dados relacionados ao avanço da vacinação na capital pernambucana: 83% da população já foi vacinada com ao menos uma dose do imunizante. Também serão explanadas as estratégias para vacinação da segunda dose e a dose de reforço com os postos volantes que percorrem a cidade com o Carro da Vacina, o sistema de agendamento para vacinação através do Recife Vacina e o Passaporte Recife Vacina, que garante incentivos e descontos em estabelecimentos comerciais da cidade credenciados nesse mesmo sistema.

“Recife avança na vacinação contra a covid, mas precisamos estar atentos às recomendações das autoridades sanitárias e estar preparados para atender todas as exigências que forem apontadas. O momento é de cautela e precisamos considerar todos os cenários, inclusive o cenário da possibilidade de realizar a festa. Vivemos hoje um momento de flexibilização das regras de convivência em função da vacina, mas precisamos alinhar as estratégias para evitar retroceder no plano de combate à covid”, pontua a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

O Brasil segue para o segundo ano no combate ao novo coronavírus e os setores da cultura, do lazer, do turismo e do entretenimento foram um dos que mais sentiram as consequências do baque econômico gerado. Mas esse hiato na cadeia produtiva encontrou apoio no que foi possível de ser feito dentro da Prefeitura do Recife. Durante a reunião com os representantes das cidades polos dos carnavais do Brasil, serão pontuadas outras alternativas já oferecidas a esses mesmos setores, a exemplo do Auxílio Municipal Emergencial (AME) Carnaval aos grupos e profissionais da cultura cadastrados na Prefeitura, além dos incentivos fiscais como adiamento de impostos e tributos municipais.

Veja também

Como a estrutura para crimes do jogo do bicho foi também usada para matar Marielle
MARIELLE FRANCO

Como a estrutura para crimes do jogo do bicho foi também usada para matar Marielle

Descobertas de pepita e tesouros fazem condado galês viver "febre do ouro"
MUNDO

Descobertas de pepita e tesouros fazem condado galês viver "febre do ouro"

Newsletter