Rede da Primeira Infância entrega proposta para inclusão de programas de parentalidade no PPA
Documento da ONG Family Talks propõe adoção dos programas “Famílias Fortes” e “ACT” como estratégia
O secretário executivo da Rede Estadual da Primeira Infância de Pernambuco, Rogério Morais, entregou ao vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo na Câmara do Recife, uma nota técnica com propostas para a inclusão dos programas de apoio à parentalidade Famílias Fortes e ACT – Adults and Children Together no Plano Plurianual (PPA) do município.
O documento, elaborado pela Organização Não Governamental Family Talks, apresenta argumentos técnicos e estratégias para que programas preventivos voltados ao fortalecimento dos vínculos familiares sejam incorporados ao planejamento estratégico dos municípios.
A proposta é baseada em evidências científicas e dados que demonstram o impacto positivo dessas iniciativas na redução de vulnerabilidades sociais, econômicas e educacionais.
“O que propomos é que o Recife avance na institucionalização de políticas públicas que atuam na base dos problemas sociais. Os programas Famílias Fortes e ACT têm comprovação científica de resultados e podem ser integrados ao PPA como ações intersetoriais envolvendo saúde, educação e assistência social”, destacou Rogério Morais.
Programa
O programa Famílias Fortes é voltado para famílias com adolescentes de 10 a 14 anos e atua na prevenção do uso de drogas e de comportamentos de risco. Já o ACT é destinado a pais e cuidadores de crianças de 0 a 8 anos e aborda temas como disciplina positiva, desenvolvimento infantil e controle da raiva.
Ambos os programas utilizam metodologias participativas e possuem protocolos validados de implementação, formação de facilitadores e avaliação de impacto.
"O PPA é um plano que garante a continuidade das ações do governo. Ao incluir programas de apoio à parentalidade, ele assegura que haverá prioridade no orçamento para ajudar as famílias. Assim, o apoio aos pais e mães se torna real e efetivo, ajudando a transformar a realidade das famílias", afirmou Rodolfo Canônico, Diretor de Family Talks.
Leia Também
• Criminalização de eventos de Brega-funk é tema de Audiência Pública na Alepe
• Nome de Virgílio Oliveira para administrar Noronha é aprovado por unanimidade
• Uma governista e um oposicionista vão relatar os pedidos de empréstimos do governo do estado
Para o vereador Samuel Salazar, a iniciativa se alinha a uma visão de planejamento público com foco em resultados.
“Estamos em fase de construção do novo PPA e precisamos pensar políticas de prevenção com base em evidências. Propostas como essa, que fortalecem as famílias e evitam problemas futuros, devem estar no centro da discussão”, afirmou.
O vereador Carlos Muniz, que também participou da entrega, destacou a importância da agenda.
“Investir na parentalidade é investir no futuro da cidade. O fortalecimento dos vínculos familiares impacta diretamente na educação, na saúde e na segurança. É um caminho responsável e inteligente”, pontuou.
A proposta entregue sugere a inclusão dos programas como ações permanentes no PPA municipal, com metas claras, indicadores de avaliação e fontes de financiamento viáveis, como recursos do SUAS, fundos da infância e emendas parlamentares.
A expectativa é que a iniciativa possa ser implementada progressivamente a partir de 2026, integrando a lógica de prevenção às estratégias de desenvolvimento social do Recife.
*Com informações da assessoria de imprensa



