Sileno endossa nome de Geraldo Julio

"O reconhecimento que o PSB tem do prefeito Geraldo Julio é enorme e o prefeito Geraldo Julio ainda vai prestar enormes serviços também ao PSB, a Pernambuco e ao Brasil. A gente sabe da sua capacidade e da sua lealdade ao partido", disse Sileno Guedes, presidente do PSB de Pernambuco durante entrevista ao Programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios. Na ocasião, Sileno, que também é Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, havia sido questionado sobre quem seria o nome natural para a sucessão do governador Paulo Câmara após 2022 e a hipótese do nome do Secretário José Neto ter sido bancado por aliados recentemente. 

Sileno não citou nominalmente o Secretário da Casa Civil José Neto e nem os motivos que levaram aliados a endossar o seu nome nos bastidores nos últimos dias. Recentemente, supostas insatisfações de companheiros repercutiram negativamente na Frente Popular quando parlamentares reafirmaram a sugestão dada, durante uma entrevista, pelo deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) de que o auxiliar poderia suceder Paulo Câmara.

Para Sileno Guedes, "O PSB tem vários quadros e vários nomes importantes. Agora não tenho dúvida que o nome de Geraldo Julio, se você for consultar a militância, se você for consultar aqueles que fazem o partido no dia a dia e levantam a bandeira do partido, o nome de Geraldo Julio aparece com bastante intensidade. Agora, essa não é a pauta, nem de Geraldo Julio, nem de Paulo Câmara e nem do PSB neste momento", explicou sem deixar de ressaltar em diversos momentos de sua fala sobre a atuação do ex-prefeito, ao qual classificou como "um dos maiores e melhores prefeitos que o Recife já teve". 

Segundo aliados, nos bastidores socialistas tem capitaneado apoio para o ex-prefeito do Recife também com outros partidos. O ex-prefeito do Recife, também tem visitado presidentes estaduais, a mais recente reunião foi com o deputado federal Augusto Coutinho (SD), acontecida na noite da última terça-feira. 

No Estado, o PSB é o partido que tem maior representatividade na Assembleia Legislativa, com 12 deputados, e na Câmara Federal, com 5 deputados. Para o ano que vem, segundo o presidente do PSB de Pernambuco, a projeção do partido é reeleger os quadros que já possui e ampliar o número de vagas nas casas. "Eu costumo dizer que esse ano, um ano que não tem eleição, é o ano que os partidos usam e o PSB não é diferente, para se organizar, conversar com a sua militância e construir e apresentar à sociedade aquilo que vai representar a sociedade no ano que vem. E nós estamos fazendo isso", admitiu o socialista sobre as costuras.

Nacional

Desde que o ex-presidente Lula foi colocado de volta no páreo para disputar as eleições presidenciais em 2022, têm surgido especulações envolvendo nomes do PSB para compor a chapa presidencial. Após o nome do governador de Pernambuco Paulo Câmara ganhar destaque na semana passada, desta vez, o nome do ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) foi quem apareceu, segundo a coluna da Folha de São Paulo. 

Márcio França participou de uma reunião virtual com lideranças socialistas e o ex-presidente. O ex-governador ainda pode ter o nome relançado ao governo do Estado ou mesmo em uma candidatura ao senado.

Veja também

Procon-PE impede festa com mais de 400 pessoas em Jaboatão dos Guararapes
Pandemia

Procon-PE impede festa com mais de 400 pessoas em Jaboatão

Chile conclui eleição histórica em busca de maior equidade com uma nova Constituição
AMÉRICA LATINA

Chile conclui eleição histórica em busca de uma nova Constituição