Silvio Costa Filho reforça trabalho de atração de um porto seco junto a prefeitos do Agreste e Mata Sul
O ministro de Portos e Aeroportos se reuniu com 35 prefeitos pernambucanos nesta sexta (20)
Ao participar de um encontro promovido pelo Consórcio de Prefeitos do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (Comagsul) nesta sexta-feira (20), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), destacou a urgência de obras estruturantes para o desenvolvimento do Estado. Na reunião, Costa Filho e 35 prefeitos das duas regiões defenderam a implantação de um Porto Seco no interior para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado, conectando-o a Transnordestina.
“Sou um municipalista convicto. O futuro de Pernambuco está nas nossas cidades e é nelas que temos que investir. Sob a liderança do presidente Lula, estamos realizando um conjunto de investimentos em infraestrutura logística para impulsionar a atração de novos investimentos privados, gerando emprego e renda para os pernambucanos. E hoje, viemos a Agrestina, na reunião da Comagsul, discutir a criação de um Porto Seco, que ligará o Agreste e Mata Sul do estado a ferrovia Transnordestina. Essa obra será fundamental para ajudar o escoamento da região e a interiorização do desenvolvimento econômico", reforçou Costa Filho.
Na avaliação de Silvio, o Porto Seco ainda ajudará na mobilidade viária e tornará a região um hub logístico, reduzindo custos e atraindo investimentos regionais.
O porto seco é um terminal intermodal localizado fora das zonas portuárias tradicionais, onde se realizam operações aduaneiras como desembaraço de cargas. Ele funciona como uma extensão dos portos marítimos, facilitando o transporte e a logística de importação e exportação. Esses espaços ajudam a descongestionar os portos e agilizam o comércio exterior.
Leia Também
• "Mais conectividade, desenvolvimento e emprego", celebra Silvio Costa Filho com o voo Recife-Madrid
• Ao lado de Lula e Macron, Silvio Costa Filho firma acordo para a criação de Corredor Marítimo Verde
• Silvio Costa Filho anuncia novo voo da Gol que conecta Petrolina e Salvador
Ainda no encontro, Costa Filho salientou que interiorizar o desenvolvimento não é apenas uma estratégia técnica, mas uma decisão política do governo do presidente Lula.
Silvio é considerado hoje um dos principais interlocutores do governo Lula em Pernambuco. Sua atuação junto a prefeitos, prefeitas e demais lideranças regionais tem buscado articular a agenda logística no Estado. A busca por infraestrutura, com especial atenção à ferrovia e ao porto seco, reforça a estratégia de combater a desigualdade dentro do estado e promover desenvolvimento regional sustentável, com a promoção de emprego e renda, conforme enfatizou o prefeito de Altinho e presidente da Comagsul, Marivaldo Pena (PSB).
"Hoje é um momento de muita alegria de receber o nosso ministro Silvio Costa Filho e saber que o presidente Lula está atento às nossas demandas. Esse porto seco será muito importante para todos municípios da região. Vai ajudar no escoamento da produção, desafogar o trânsito e gerar muito emprego. Gostaria de agradecer ao ministro por todo o seu empenho para que o porto seco seja uma realidade, conectando-o a Transnordestina", defendeu Pena.