TCE-PE realiza cerimônia de entrega da Medalha Nilo Coelho, mais alta comenda da instituição
Evento aconteceu no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape)
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizou, na manhã desta segunda-feira (20), a entrega da Medalha Nilo Coelho, a mais alta comenda da instituição, para diversas autoridades. No total, 10 personalidades foram agraciadas com a homenagem.
O evento aconteceu no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no bairro Ilha Joana Bezerra, no Recife.
De acordo com o presidente do TCE-PE, Ranilson Ramos, a medalha é uma forma de, dentro do espaço democrático, parabenizar as pessoas que estão trabalhando pela afirmação dessa democracia.
“Nós estamos num espaço democrático de muita afirmação das instituições. O controle externo, nesse momento, homenageia as instituições, os poderes e as pessoas físicas que contribuíram com a afirmação de alguma luta, com alguma contribuição para o serviço público de Pernambuco”, disse.
Presente no evento, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pontuou que estava alegre em participar e prestigiar a cerimônia. Em sua fala, destacou o trabalho de referência nacional realizado pelo Tribunal de Contas do Estado.
“Eu acho que é muito bom a gente reconhecer as pessoas que lutam, muitas vezes, de forma discreta, pela construção de uma cidade mais justa, de um poder público eficiente, e que seja democrático. Então, num momento como esse, a gente tem que fazer uma reflexão sobre o sentido da luta e da vida de cada um”, afirmou.
Leia Também
• Felipe Alecrim debate situação dos habitacionais do Recife
• PP seguirá governadora no Recife, em 2024, e quer vaga ao Senado em 2026
• Prefeitura do Recife lança pacote de medidas para desburocratizar ambiente de negócios
Homenageados
O ex-ministro das Cidades e ex-deputado estadual e federal, Bruno Araújo, foi um dos agraciados com a medalha. Para ele, a homenagem é uma forma de lembrar a responsabilidade dos servidores com o Estado.
“Pernambuco é um Estado que cultua a sua história. As homenagens servem para lembrar a passagem de homens e mulheres servindo seu Estado e seu País. Isso é algo que preserva e homenageia a história. Fico muito honrado com essa lembrança. Com todos os serviços prestados que tive ao Brasil e à Pernambuco como deputado estadual, como deputado federal e como ministro de Estado, pude contribuir de alguma forma com meu País, mas de modo muito especial com o nosso Estado de Pernambuco”, comentou.
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos Figueirêdo também recebeu a comenda. “É uma homenagem ao Tribunal de Justiça, ao poder judiciário e à minha pessoa e aos demais agraciados pelo zelo com a coisa pública. Assim determina a resolução que criou a medalha pelo notável saber jurídico de alguns desses agraciados, mas principalmente pelo cuidado, porque esse dinheiro é do povo e precisa ser muito bem guardado, administrado e aplicado”, pontuou.
Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE), Gustavo Massa, o sentimento foi de felicidade em receber a maior homenagem que o TCE-PE pode ofertar a um servidor público.
“Fico imensamente satisfeito de ter trabalhado e ter sido reconhecido por isso. O importante é que a gente está servindo o público, servindo o cidadão, tentando fazer a administração algo melhor. É essa a função do controle externo. E é um orgulho para mim estar dentro do sistema e poder fazer alguma coisa e estar sendo aqui reconhecido por isso”, falou.
No evento, fizeram parte da corte de honra, o presidente do TCE-PE, conselheiro Ranilson Ramos; o vice-presidente do TCE-PE, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior; corregedor-geral do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal; diretor da Escola Contas públicas Barreto Guimarães do TCE-PE, conselheiro Marcos Loreto; o ouvidor do TCE-PE, conselheiro Carlos Neves; o presidente da 1ª Câmara do TCE-PE, conselheiro Rodrigo Cavalcanti Novaes; presidente da 2ª Câmara do TCE-PE, conselheiro Eduardo Lyra Porto de Barros; procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE), Gustavo Massa; e o conselheiro substituto Ricardo Rios, representando o auditor-geral do TCE-PE, Marcos Nóbrega.
Já a mesa de honra foi composta por autoridades convidadas. Foram elas: o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB); presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; prefeito do Recife, João Campos; assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Sales, representando o ministro Alexandre Padilha; defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; e o conselheiro aposentado e ex-presidente do TCE-PE, Carlos Porto.
Foram agraciados com a medalha 10 personalidades:
- O presidente da Atricon e conselheiro do TCE-RS, Cezar Miola;
- O ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos;
- O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo;
- O procurador do Estado, Ernani Medicis Pinto;
- O ex-ministro das Cidades e ex-deputado estadual e federal, Bruno Araújo;
- O ex-presidente do Imip, ex-secretário Estadual de Saúde e atual diretor presidente da Faculdade Pernambuco de Saúde, Antônio Carlos Figueira;
- A procuradora do Ministério Público de Contas, Maria Nilda da Silva;
- O conselheiro do TCE-PB, Fábio Túlio Nogueira;
- O procurador jurídico do TCE-PE, Aquiles Viana Bezerra;
- O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.
Veja também

George Santos: cassado nos EUA, deputado filho de brasileiros vende vídeos na web por R$ 980
