TCE-PE realiza cerimônia de entrega da Medalha Nilo Coelho, mais alta comenda da instituição

Evento aconteceu no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape)

Entrega da Medalha Nilo Coelho 2023 pelo TCE - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizou, na manhã desta segunda-feira (20), a entrega da Medalha Nilo Coelho, a mais alta comenda da instituição, para diversas autoridades. No total, 10 personalidades foram agraciadas com a homenagem

O evento aconteceu no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no bairro Ilha Joana Bezerra, no Recife.

De acordo com o presidente do TCE-PE, Ranilson Ramos, a medalha é uma forma de, dentro do espaço democrático, parabenizar as pessoas que estão trabalhando pela afirmação dessa democracia. 

“Nós estamos num espaço democrático de muita afirmação das instituições. O controle externo, nesse momento, homenageia as instituições, os poderes e as pessoas físicas que contribuíram com a afirmação de alguma luta, com alguma contribuição para o serviço público de Pernambuco”, disse. 

Presente no evento, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pontuou que estava alegre em participar e prestigiar a cerimônia. Em sua fala, destacou o trabalho de referência nacional realizado pelo Tribunal de Contas do Estado. 

“Eu acho que é muito bom a gente reconhecer as pessoas que lutam, muitas vezes, de forma discreta, pela construção de uma cidade mais justa, de um poder público eficiente, e que seja democrático. Então, num momento como esse, a gente tem que fazer uma reflexão sobre o sentido da luta e da vida de cada um”, afirmou. 

Homenageados 
O ex-ministro das Cidades e ex-deputado estadual e federal, Bruno Araújo, foi um dos agraciados com a medalha. Para ele, a homenagem é uma forma de lembrar a responsabilidade dos servidores com o Estado. 

“Pernambuco é um Estado que cultua a sua história. As homenagens servem para lembrar a passagem de homens e mulheres servindo seu Estado e seu País. Isso é algo que preserva e homenageia a história. Fico muito honrado com essa lembrança. Com todos os serviços prestados que tive ao Brasil e à Pernambuco como deputado estadual, como deputado federal e como ministro de Estado, pude contribuir de alguma forma com meu País, mas de modo muito especial com o nosso Estado de Pernambuco”, comentou. 

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos Figueirêdo também recebeu a comenda. “É uma homenagem ao Tribunal de Justiça, ao poder judiciário e à minha pessoa e aos demais agraciados pelo zelo com a coisa pública. Assim determina a resolução que criou a medalha pelo notável saber jurídico de alguns desses agraciados, mas principalmente pelo cuidado, porque esse dinheiro é do povo e precisa ser muito bem guardado, administrado e aplicado”, pontuou. 

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE), Gustavo Massa, o sentimento foi de felicidade em receber a maior homenagem que o TCE-PE pode ofertar a um servidor público. 

“Fico imensamente satisfeito de ter trabalhado e ter sido reconhecido por isso. O importante é que a gente está servindo o público, servindo o cidadão, tentando fazer a administração algo melhor. É essa a função do controle externo. E é um orgulho para mim estar dentro do sistema e poder fazer alguma coisa e estar sendo aqui reconhecido por isso”, falou.

No evento, fizeram parte da corte de honra, o presidente do TCE-PE, conselheiro Ranilson Ramos; o vice-presidente do TCE-PE, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior; corregedor-geral do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal; diretor da Escola Contas públicas Barreto Guimarães do TCE-PE, conselheiro Marcos Loreto; o ouvidor do TCE-PE, conselheiro Carlos Neves; o presidente da 1ª Câmara do TCE-PE, conselheiro Rodrigo Cavalcanti Novaes; presidente da 2ª Câmara do TCE-PE, conselheiro Eduardo Lyra Porto de Barros; procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE), Gustavo Massa; e o conselheiro substituto Ricardo Rios, representando o auditor-geral do TCE-PE, Marcos Nóbrega. 

Já a mesa de honra foi composta por autoridades convidadas. Foram elas: o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB); presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; prefeito do Recife, João Campos; assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Sales, representando o ministro Alexandre Padilha; defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; e o conselheiro aposentado e ex-presidente do TCE-PE, Carlos Porto.

Foram agraciados com a medalha 10 personalidades:

- O presidente da Atricon e conselheiro do TCE-RS, Cezar Miola;

- O ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos;

- O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo;

- O procurador do Estado, Ernani Medicis Pinto;

- O ex-ministro das Cidades e ex-deputado estadual e federal, Bruno Araújo;

- O ex-presidente do Imip, ex-secretário Estadual de Saúde e atual diretor presidente da Faculdade Pernambuco de Saúde, Antônio Carlos Figueira;

- A procuradora do Ministério Público de Contas, Maria Nilda da Silva;

- O conselheiro do TCE-PB, Fábio Túlio Nogueira;

- O procurador jurídico do TCE-PE, Aquiles Viana Bezerra;

- O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

George Santos: cassado nos EUA, deputado filho de brasileiros vende vídeos na web por R$ 980
eua

George Santos: cassado nos EUA, deputado filho de brasileiros vende vídeos na web por R$ 980

Brasil está entre países com mais estudantes que se sentem solitários na escola
Pisa 2022

Brasil está entre países com mais estudantes que se sentem solitários na escola