Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Teresa Leitão garante derrubada da PEC da blindagem no Senado e questiona urgência da anistia

Senadora ressaltou que urgência da anistia foi aprovada sem existência de um projeto

Senadora Teresa Leitão garante derrubada da PEC da Blindagem no Senador durante ato no RecifeSenadora Teresa Leitão garante derrubada da PEC da Blindagem no Senador durante ato no Recife - Reprodução/Redes Sociais

Presente no ato contra a PEC da blindagem e contra a anista, realizado na tarde deste domingo (21), no centro do Recife, a senadora Teresa Leitão (PT), garantiu a derrubada da PEC que protege parlamentares de investigações e processos da Justiça no Senado. 

Ao avaliar o processo  que levou à aprovação da matéria em dois turnos na Câmara dos Deputados, Teresa ressaltou que a Casa vive uma escalada na tensão entre parlamentares conservadores e do centrão. A senadora afirmou que no Senado o clima é diferente e sinalizou que a PEC da blindagem não vai avançar na Casa Alta.

“O cenário é de muita pressão, turbulência na Câmara de Deputados, onde os bolsonaristas são maioria. Há uma tensão crescente entre a extrema-direita e o centrão, e o presidente da Câmara não resistiu. Mas no Senado é diferente. Nós vamos derrotar essa PEC da blindagem já na CCJ. Ela não irá nem para o plenário”, garantiu a senadora.

Anistia
Teresa Leitão não se furtou de comentar, ainda, a tramitação do projeto de anistia na Câmara. A senadora questionou a aprovação da urgência na análise da matéria, sem a existência do texto e chamou de “arranjo” a tentativa do relator indicado pela Câmara, deputado Paulinho da Força (SD-PR), de reverter a proposta para a revisão das penas dos condenados.

“São as coisas que a gente não compreende. Se aprovou a urgência da anistia sem ter um projeto. Primeiro tem que ter um projeto. Na nossa visão, é anistia zero. Então, se vai fazer arranjo para lá, arranjo para cá, nós não conhecemos. Não posso me posicionar sobre um projeto que não conheço. Prefiro me posicionar sobre o mérito, e, no mérito, nós somos contra a anistia”, frisou.

 

Veja também

Newsletter