TRE recebe lista de gestores públicos com contas rejeitadas para aplicação da Lei da Ficha Limpa

O Tribunal de Contas entregou o documento com 174 prefeitos que deverão estar inelegíveis

Teresa Duere e Ricardo Alexandre entregam a lista ao presidente do TRE - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Tribunal de Contas do Estado entregou nesta quinta-feira (11) a lista com gestores públicos com contas irregulares e prefeitos e ex-prefeitos que tiveram suas contas rejeitadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). A lista funciona como base para que sejam declaradas as inelegibilidades daqueles que, por ventura, pretendam ser candidatos nas eleições deste ano de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Ao todo, são 174 prefeitos de 126 municípios do Estado.

Já em relação os gestores públicos das esferas municipal e estadual são 959 nomes que estariam impedidos de disputarem o pleito de outubro próximo. “Entre as contas, há problemas que geraram a rejeição por parte do TCE que são mais graves. É o caso de questões relacionadas à previdência do município e os investimentos constitucionais obrigatórios nas áreas de saúde e educação que não são realizados”, analisou a vice-presidente da corte de contas, Teresa Duere, que fez a entrega ao lado do procurador-geral em exercício do Ministério Público de Contas (MPCO), Ricardo Alexandre Santos.

Ela também cita como outra situação grave, o alto nível de gastos com a folha de pessoal que, além de descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, também impede que os municípios realizem os investimentos necessários em outras áreas. “Tem prefeitos que gastam 78% da sua receita com o pagamento de servidores”, ressaltou Teresa. Segundo ela, ao fazer essa entrega, o TCE possibilita que o TRE-PE, e também a população, conheça a forma como esses gestores e prefeitos lidam com o dinheiro público.

Leia Também

• Alepe retoma trabalhos com balanço das ações frente à pandemia da Covid e em defesa da democracia

• OAB-PE dá posse a nova composição da Comissão de Direito Eleitoral

• Restrições do período eleitoral mudam ritmo de campanha

De acordo com o presidente do TRE, desembargador André Guimarães, a lista será distribuída entre todos os desembargadores eleitorais que vão julgar a elegibilidade ou não dos candidatos que estão na disputa este ano. “Esse é um dos elementos de análise para a o julgamento da elegibilidade. Outros também são analisados”, explicou o presidente. O pedido de inelegibilidade de qualquer candidato pode ser feita por um juiz ou desembargador eleitoral, partidos, coligações, Ministério Público Eleitoral. O cidadão também pode encaminhar uma notícia de inelegibilidade para o Tribunal analisar. 

O desembargador disse ainda que, segundo o calendário eleitoral,  o TRE tem até o dia 12 de setembro para julgar todos os pedidos de registro de candidatura. Caso a solicitação seja indeferida, o interessado poderá recorrer ao pleno do Tribunal e também ao Tribunal Superior (TSE) e disputar a eleição sob judice (ou seja, com o processo em curso). A lista completa com todos os nomes apresentados à Justiça Eleitoral pode ser checada no site do TCE.

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Newsletter