Túlio Gadêlha destina emenda para melhorias da mobilidade em Jaboatão

Diego Medeiros

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) esteve, nesta segunda-feira (24), no Canal Beira Rio, localizado no bairro de Santo Aleixo, em Jaboatão dos Guararapes. O parlamentar foi ver de perto a situação das famílias que moram próximas ao canal e sofrem as consequências do transbordamento dele sempre quando chove. 

O pedetista vai destinar uma emenda parlamentar de bancada 2021 de sua autoria para o desenvolvimento urbano do município, com o intuito de melhorar a mobilidade e a acessibilidade dos que moram e trafegam pela cidade. Os municípios do Recife, Olinda e Cabo também serão contemplados com parte da emenda de bancada do parlamentar, que terá o mesmo objetivo: promover aperfeiçoamentos na mobilidade urbana das localidades. 

Na região do Canal Beira Rio visitado pelo deputado, muitas famílias perderam móveis e eletrodomésticos em consequência das chuvas ocorridas há 15 dias, segundo Daniel Romualdo, liderança comunitária do local, que acompanhou o pedetista. “O canal transbordou, as ruas ficaram alagadas e em muitas casas a água entrou mais de um metro”, detalhou Daniel. 

De acordo com a advogada Maíra Villar, que também percorreu o canal junto com Túlio Gadêlha, o problema já ocorre há mais de 40 anos. “As enchentes nesta área são muito agressivas. Quando o canal transborda, a população sofre muito”, disse Maíra. “Jaboatão precisa ser saneada”, destacou, acrescentando que só no bairro de Santo Aleixo residem 24 mil pessoas.  

De acordo com Daniel, duas mil famílias moram ao longo do canal, que tem cerca de cinco quilômetros de extensão. “Ele transpassa todo o bairro de Santo Aleixo até chegar no Centro de Jaboatão, onde se encontra com o rio Duas Unas”, dimensionou. “Para acabar com esse problema, é preciso drenar o canal, aprofundar e construir blocos de concreto nas laterais para impedir o transbordamento da água”, disse.

Veja também

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico
Futebol

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Newsletter